26/04/2011

Lançamento do livro "Sonho" de Gláucia Lima

A fazendária Gláucia Lima convida para o lançamento do livro "Sonho: uma percepção da verdade" no dia 26 de abril de 2011, às 19h30, no Centro Cultural Oboé. O Centro Cultural Oboé fica localizado na Rua Maria Tomásia, nº531 - Aldeota.
 

Gláucia Lima é Máster em Língua Espanhola e doutoranda em Educação. Formada em Letras pela UECE - Universidade Estadual do Ceará, onde habilitou-se na língua Cervantina, é professora do IMPARH - Instituto Municipal de Pesquisas e Administração de Recursos Humanos (Centro de Línguas/Plantão Gramatical). Gláucia é também professora de pós-graduação em linguística espanhola e auditora fiscal adjunta da Secretaria da Fazenda e militante dos direitos civis, além de ter sido sindicalista atuante por quase uma década. Tem artigos publicados em jornais e blogs, em sua maioria com tono político. Natural de Mombaça é radicada em Fortaleza desde a infância sem nunca ter perdido contato com suas raízes, presentes em sua obra.

Apaixonada por canto, chegou a iniciar a faculdade de música. Foi vocalista de grupos musicais como o GTC – Grupo de Tradições Cearenses, tendo participado da gravação do CD alusivo aos 30 anos do grupo. Gláucia Lima se intitula da esquerda socialista, mais precisamente, ‘cristã-holista socialista’.
A Obra

O livro aborda o tema sob vários enfoques a partir da visão holística da autora. São relatos variados de viagens oníricas experienciadas ao longo da vida pela autora ou pessoas a ela ligadas por laços de família ou de amizade. Relatos aliados a reflexões decorrentes de conhecimentos adquiridos de mestres como Jung ou Freud - sem dissociar a formação religiosa cristã com profundas raízes nordestinas.

Ao reunir essas informações em uma coletânea, Gláucia tenta articular razões que vão além do senso comum para enveredar por concepções psicanalíticas, mas sem a tentação de querer fazer psicanalismo.

É, em verdade, um texto instigante cujo objetivo é “conversar claramente, sem rodeios, retirando e afastando o preconceito do tema, deixando a certeza de que são situações pelas quais todos nós passamos”.

À medida que a leitura avança, o leitor é tomado por uma vontade de ir até o final, na perspectiva de consolidar uma imagem a mais próxima possível do real idealizado a partir da experiência virtual de um sonho. É lógico que nem todos os eventos contidos nos sonhos de cada um de nós encontram sua realização na experiência real da vida. Entretanto, o simples fato de serem sonhos e, portanto, experiências virtuais apenas, despertam em seus protagonistas o desejo de vê-los concretizados quando assumem o caráter positivo e favorável à existência em si mesma.

Como Gláucia mesma diz, esses relatos são, portanto, registros de sonhos e experiências que se inter-relacionam, ao mesmo tempo em que faz reflexões sobre o tema abordado.

Informações: 3264.7038
Site: http://blog.glaucialima.zip.net