20/07/2012

Lazer e Saúde

Exercícios físicos, brincadeiras, palestra, música e dança fizeram parte do encontro, promovido pelo NAS
 
 
 
Uma manhã ensolarada, propícia para a prática de atividade física e dinâmicas divertidas. Foi assim no encontro de lazer e saúde, que ocorreu no sábado dia 14 de julho, na sede da UFFEC, em Fortaleza. Associados e seus familiares realizaram exercícios de alongamento, participaram de brincadeiras, ficaram atentos à palestra e dançaram muito forró.

 A fisioterapeuta, Viviane Feitosa, foi a responsável por iniciar as atividades de aquecimento, com exercícios de equilíbrio e coordenação motora. Para a profissional, “é importante sair das quatro paredes e realizar atividades de interação e socialização em um ambiente externo”.

 Outras dinâmicas foram coordenadas pela profissional de educação física Luciana Portela e pela fisiologista do exercício Liliane Dias. Além do benefício físico, foi trabalhada a parte cognitiva. “São exercícios funcionais, diferentes da academia quando o trabalho é com as máquinas. Quando muda o local, altera também a visão de tempo e espaço na realização das atividades, o que requer mais atenção”, destacou Luciana Portela. Esse era, justamente, um dos objetivos específicos do encontro: Combinar exercícios físicos e situações de novas vivências e desafios.

 A idealizadora do projeto externo, Liliane Dias, disse que há um cuidado no Núcleo de Atendimento à Saúde – NAS – de mensalmente promover algum evento fora da sede da AAFEC. Segundo ela, “a proposta é agregar tanto os aposentados, quanto os ativos e seus familiares, assim estimulando a integração e a motivação dos participantes”.

 Um dos exemplos de superação do encontro tem 87 anos. Apesar da limitação física, em conseqüência da idade, Seu Clóvis da Silva demonstrou entusiasmo em sair do sedentarismo. “A gente vive. Se sente bem, dá uma sensação de alegria” declarou o aposentado. Depois de participar de todas as atividades, Seu Clóvis ainda tomou banho de piscina.

 A nutricionista Regina Moreira e o psicólogo José Albano fizeram a palestra “Boas escolhas”. Eles falaram de hábitos alimentares e a questão cultural. Regina destacou dietas saudáveis como essenciais para a qualidade de vida. Albano falou da diferença entre ansiedade e compulsão. O psicólogo lembrou que a “alimentação é questão de prevenção com a própria idade”.

 Além da AAFEC, o encontro teve o apoio da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais, Sindicato dos Fazendários e União dos Funcionários Fazendários do Ceará, que cedeu o espaço, localizado próximo à praia do Mucuripe.

 Uma auxiliar de enfermagem realizou os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, entre outros. O evento contou com uma UTI móvel e socorristas fornecidos pela Cafaz. Durante toda a manhã eles estiveram de prontidão para situações de emergência.

 A programação ficou completa com muito pé-de-serra. Os participantes dançaram ao som de Joana Angélica, violão de Rebeca Câmara e do sanfoneiro Jair Dantas.  Um dançarino profissional participou do arrasta-pé. 

Foram ainda distribuídos brindes para os participantes. A aposentada Heloísa Bezerra, de 87 anos, não escondeu a satisfação em participar do encontro. “É muito bom porque a gente se anima, cria coragem. Sempre que a AAFEC promove, eu estou participando. É saúde!” exclamou a associada.

 A participante Terezinha Ferreira reconheceu a importância de eventos como esse. Para ela, “a melhor coisa que fizeram foi o programa NAS com atividades para os associados. Estou gostando demais”, completou.