09/03/2022
A leitura é um dos atos mais simples e importantes para os seres humanos. Porém, o número de leitores no país tem decaído nos últimos anos. De acordo com dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2015 para 2019, houve uma queda de 4,6 milhões de leitores no país. Isso mostra a necessidade de incentivos na área da leitura nas instituições de todos os estados da nação, como a criação dos clubes de leitura, nos quais acontecem debates profundos sobre as histórias dispostas em cada título.
Para dar destaque à importância do ato de ler, vamos abordar alguns benefícios e dicas sobre esse exercício tão precioso. Acompanhe:
1.Ler desenvolve a empatia
A história de personagens que passam por situações ou ocasiões difíceis pode ajudar o leitor a entender melhor que existe um outro lado, ampliando a perspectiva sobre a vida e incentivando o olhar de compaixão na vida real.
2.Você pode mergulhar em outros mundos
A história e os cenários que se passam nos livros, embora às vezes sejam abstratos, faz a nossa mente transportar-se ao mundo dos personagens. A imersão nos títulos nos proporcionam lições exclusivas que podemos usar em nossa vida.
3.Expande seu vocabulário
Além de aumentar o vocabulário, ler promove o desenvolvimento da escrita e da interpretação de texto. Quando o leitor encontra palavras que não conhece ao longo da história, é recomendado que ele sempre pesquise o significado e assim amplie sua retórica.
4.Ajuda a reduzir o estresse
Após um dia cansativo e rodeado de estresse, a leitura acompanhada de uma bebida calmante tem o grande poder de aliviar o estresse. Se distrair nas histórias ajuda a minimizar a preocupação do dia a dia. Além disso, a leitura antes de dormir proporciona um sono mais tranquilo.
Sabendo as vantagens da leitura, vem a questão: “Como posso desenvolver o hábito de leitura e usá-lo ao meu favor?” Desse modo, preparamos os seguintes tópicos com dicas que te ajudarão a obter benefícios:
1. Pratique a leitura
Transformar a leitura em hábito é o primeiro passo para introduzir-se aos seus benefícios. Usar o tempo livre, como a hora do almoço ou o momento antes de dormir, pode ser uma boa solução para quem dispõe de pouca carga horária livre. Para não esquecer, você pode programar um alarme em seu celular para hora em que estiver disponível.
2.Amplie os gêneros
O leitor, ao longo do hábito de leitura, pode acabar preferindo um determinado gênero, como o romance, por exemplo. Mas o ato de variar e expandir os horizontes de autores e histórias auxiliam o leitor a sair da bolha que está acostumado a ficar. Por isso, é necessário aumentar as preferências e assim captar conhecimento.
3.Busque por motivação
Embora seja importante variar nas escolhas dos títulos, como descrito anteriormente, o leitor deve buscar assuntos de seu interesse quando passa por momentos de desmotivação na leitura. Então, nesse caso, opte por livros de fácil entendimento e interesse pessoal, como também estabeleça metas de conteúdo lido por dia. Isso pode te ajudar a ter incentivo devido ao alcance dos objetivos.
4.Seja um leitor ativo
A ideia de ser um leitor ativo está no ato de aproveitar a história em todos os momentos em que ela se passa, não apenas esperando o final do livro. Desse modo, anote observações importantes, grife trechos interessantes e dúvidas que podem ser esclarecidas no desenrolar da leitura.
Ler não é torturante e tedioso, você só precisa usar as técnicas que mais se encaixam em seu perfil. Mas para isso, é necessário dedicar um tempo de no mínimo 15 minutos para colocar a mente nas histórias. Observe suas ações durante o dia e como elas foram melhoradas devido à leitura. Você ficará mais concentrado e repleto de conhecimentos diversos. Leia para viver bem!
Fontes de pesquisa: Blog Intrínsecos; Faculdade do futuro.