18/03/2011

Líder do Governo e vice aderem à luta dos fazendários

Fonte: Sintaf
 
Diretores do Sintaf estiveram reunidos na manhã da quarta-feira (16/3), com o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos (PT), e o vice-líder, deputado Sérgio Aguiar (PSB). Os dirigentes sindicais foram recebidos na sala de reuniões do Plenário da Assembleia. Na oportunidade, eles discorreram sobre a principal reivindicação dos fazendários no momento: a implantação de um piso para o Prêmio por Desempenho Fiscal (PDF), com paridade entre ativos e aposentados.

Os representantes da categoria buscaram sensibilizar os parlamentares, apontando com dados e argumentações a justiça do pleito. Eles lembraram que, enquanto a arrecadação se mantém crescente, a produtividade do fazendário oscila negativamente, acarretando a instabilidade no orçamento dos servidores. “A arrecadação tem crescido aproximadamente 2,5 vezes o PIB do Estado do Ceará, o que mostra a eficiência dos servidores. Mas estes são prejudicados pelo atual modelo de PDF”, afirmaram.

A preocupação com os aposentados também foi externada. O objetivo é implantar o piso do PDF com paridade, garantindo um futuro mais digno às pessoas que dedicaram sua vida à Sefaz. Atualmente os aposentados recebem 30% do PDF em relação aos ativos. De acordo com os estudos do Sintaf, que levaram em consideração o fundo do PDF e a dotação orçamentária da Fazenda para 2011, piso e paridade podem ser implantados sem impacto financeiro para o Estado. “A paridade já vigora em Pernambuco, para a categoria fazendária, e no Ceará, para os procuradores. Outros estados, a exemplo de Sergipe e Espírito Santo, caminham para isto, o que demonstra que a observância da paridade é uma tendência.

Os diretores informaram ainda sobre todo o processo para o fechamento da proposta com a Sefaz e da longa espera pela audiência com o governador Cid Gomes, ressaltando que a categoria chegou ao seu limite. É por esse motivo que os fazendários paralisam nesta quinta-feira (17), por 24 horas, a título de advertência. O objetivo é chamar a atenção do Governo para o pleito emergencial.

Os deputados Antônio Carlos e Sérgio Aguiar se colocaram à disposição do Sintaf no sentido de buscar uma interlocução com o Governador. “Vou me empenhar ao máximo para isto”, afirmou o líder do Governo, manifestando o seu apoio à causa fazendária.

Sintaf é recebido pela deputada Eliane Novaes 

A convite da deputada Eliane Novaes (PSB), diretores do Sintaf e da AAFEC se dirigiram ao seu Gabinete na tarde do dia 15 para uma reunião. A deputada está construindo um pronunciamento sobre as principais demandas dos servidores do Estado e, por essa razão, buscou ouvir os representantes dos fazendários. O pleito apresentado não poderia ser outro: piso do PDF com paridade entre ativos e aposentados, em caráter emergencial. Para o médio prazo, os diretores apontaram a aprovação da Lei Orgânica da Administração Tributária.

Na ocasião, os diretores apresentaram os estudos que justificam a reivindicação do piso da produtividade à deputada. A parlamentar compreendeu a necessidade do piso remuneratório e se comprometeu a interceder junto ao Governador para que os fazendários sejam recebidos com a maior brevidade possível.