17/03/2020

Medidas AAFEC frente ao COVID 19

Medidas AAFEC frente ao COVID 19

O mundo está atravessando um momento conturbado devido a proliferação do novo Vírus conhecido por Coronavirus (COVID 19) e 90% dos usuários da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC estão no grupo de risco, ou seja, tem a maior probabilidade de contrair a doença. O COVID 19 é um vírus pode deixar as pessoas doentes, trazendo sintomas semelhantes a um resfriado comum. A doença é transmitida pelo contato humano, por meio de gotículas de saliva, tosses e espirros. 

Nesta quarta-feira, 18 de março, a coordenação do Núcleo de Atendimento à Saúde- NAS se reunirá com o médico do programa, Dr. Ronaldo Pontes para estruturar as medidas que serão tomadas pela Associação, tendo em vista que seu público está dentro do grupo de risco. 

Nos próximos dias, deverão ter mais informações, enquanto isso, a diretoria da AAFEC orienta seus associados que evitem sair de casa e principalmente não façam atividades físicas na AAFEC e em casa quem está com os seguintes sintomas: tosse, dor muscular, febre, dor de cabeça, dificuldade de respirar. E quem viajou para o exterior ou para cidades em que o contágio do coronavírus já está no âmbito comunitário não compareça a sede da Associação. 

 

COVID 19 no Brasil e no mundo

Com origem da China, deixando 80.881 infecções diagnosticada e 3.226 mortes, desde o início do surto; a doença chegou ao Brasil no início de março e no Ceará já se registram nove casos de coronavírus. Diante da pandemia em que o mundo está vivendo, autoridades decretam estado de alerta e tomam medidas de saúde. 

O Ministério da Saúde propõe orientações no dia-a-dia das pessoas, como: lavar as mãos até a metade do pulso; usar álcool 70 antes de encostar as mãos no nariz, olhos e boca; tossir ou espirrar levando a parte do rosto; evitar multidões; usar máscara caso apresente sintomas; manter a distância de um metro das pessoas que estão tossindo ou espirrando; limpar com álcool objetos tocados frequentemente; evitar cumprimentos de beijos, abraços e aperto de mão; evitar sair de casa em caso de sintoma de gripe; usar lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo; se informar sobre os métodos de prevenção e passar informações corretas.  

Ao recomendar a redução do contato social, o Ministério da Saúde explica que assim reduzem as chances de transmissão do vírus. Dentre as medidas está também o isolamento do grupo de risco e neste estão inclusos: idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas no coração, asmáticos, doentes renais e fumantes, que têm o pulmão mais prejudicado por causa do cigarro.