03/01/2013

Meu Tesouro, Minha Vida é destaque no Prêmio Innovare

O Programa “Meu Tesouro, Minha Vida” da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC) está entre as 34 práticas brasileiras inovadoras deferidas na nona edição do Prêmio Innovare. No total, foram 417 projetos inscritos em seis categorias.

O objetivo do prêmio é reconhecer práticas desenvolvidas nas regiões, que possam tornar a justiça mais ágil e eficaz, sendo possível aplicá-las em qualquer parte do país. Ao longo do ano, todas as práticas concorrentes foram visitadas por mais de 40 consultores do Instituto Innovare, que avaliaram pessoalmente se todas as iniciativas já estavam sendo aplicadas, o seu poder de replicabilidade para outras regiões e se estavam de acordo com os temas deste ano.

Foram mais de cinco meses de análise formal das práticas. O relatório gerado pelas visitas foi entregue à Comissão Julgadora (formada por 27 respeitadas personalidades do ramo jurídico, como ministros, desembargadores e juízes brasileiros) no início de outubro para avaliação final, que só foi revelada no dia da cerimônia de premiação, em Brasília. 

Meu Tesouro, Minha Vida

O Programa Meu Tesouro, Minha Vida, foi criado em 2009, com início das atividades em 2010.  É composto por programas interligados que visa o bem-estar do idoso, a manutenção da sua dignidade, a consciência de seus direitos e deveres enquanto cidadãos, perante a sociedade, a família, o mercado de consumo e outras esferas da vida civil.

 

O projeto efetiva-se através da disseminação de conhecimentos jurídicos básicos ministrados em oficinas denominadas “Café Pingado com Direito”, das práticas de “Serviços de Conciliação e de Negociações Extrajudiciais”, instrumentos céleres de solução de conflitos. Aliadas às atividades de disseminação do conhecimento, encontram-se elencadas: atividades lúdicas – apresentação de esquetes teatrais, dinâmicas de grupo para maior interação dos participantes, distribuição de Cartilhas de autoria da advogada criadora e coordenadora do projeto e outras publicações, Fernanda Cláudia, e palestras de profissionais especialistas em diversas áreas do Direito.O programa também está sob a coordenação da diretora financeira da AAFEC, a advogada Elenilda dos Santos.

 

Também participam das oficinas, psicólogos, administradores, os quais são eventualmente convidados para enriquecer os debates e proporcionar ao projeto um viés multidisciplinar. O programa tem colhido êxito em minimizar os efeitos que a falta de informação e a ausência de consultoria jurídica preventiva traz ao cidadão, no caso específico, ao idoso, prejudicando seus direitos e seu acesso à justiça. O projeto alcança atualmente, no geral, novecentos associados, sendo que, dentre estes aproximadamente cem, no momento, participam do atendimento individualizado do serviço de negociações extrajudiciais e conciliação. Todos os participantes pertencem à Associação dos Aposentados Fazendários do Estado do Ceará - AAFEC/ SINTAF/CE.

 

Fonte: AAFEC / Com informações do Prêmio Innovare