09/10/2014

NAJEF é apresentado para estudantes de pós graduação em mediação de conflitos

 
Neste sábado (4), de 9h as 12h, estudantes de pós graduação do curso de Mediação de Conflitos da Universidade e Fortaleza- UNIFOR visitaram a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC para conhecer o programa NAJEF- Núcleo de Assistência Jurídica, Emocional e Financeira, idealizado pela associação.

Dentre os estudantes, professores, advogados, enfermeiros e psicólogos, todos com o mesmo propósito no curso de Mediação de Conflitos, que é intermediar e entender como funciona a didática de lhe dar com relações afetivas na posição de mediador imparcial. Segundo a coordenadora do curso, Emannuela Carvalho, eles já estão nas últimas etapas do curso e agora visitam instituições que desenvolvem ações na área de mediação. O NAJEF é uma destas ações, desenvolvido atualmente pela advogada Fernanda Cláudia que também é aluna do curso.

Além da presença dos estudantes, o encontro contou também com a participação de diretores da AAFEC e de fazendários filiados ao Sintaf que conheceram a fundo o programa por meio de explicações da diretora executiva Elenilda dos Santos, a advogada Fernanda Cláudia e o depoimento de quem é assistido pelo NAJEF. Depois de conhecer, os estudantes e demais participantes expressaram suas opiniões sobre o programa. Adriana Saldanha, advogada e estudante do curso explica a importância da mediação nas instituições e nas relações, “a mediação é um instituto, um caminho e na Associação ela pode ser a mais apropriada em alguns momentos.”
O advogado, filósofo e também estudante do curso, Márcio Damasceno elogia o trabalho do Najef e a relação do programa com o associado, “ fiquei encantado com esse desenvolvimento do curso e do projeto na associação. Vejo que está resultando uma enorme solução beneficiando principalmente os associados. É importante essa evolução nessa relação família e contexto social.”