29/07/2020
Desde o dia 18 de março de 2020 a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC tem se adaptado à realidade de pandemia aderindo ao isolamento social para que os sócios não saiam de casa. Preocupada em manter os aposentados e pensionistas associados ativos, a diretoria planejou com a coordenação do Núcleo de Atendimento à Saúde- NAS a produção de videoaulas semanais dos profissionais do programa. De imediato houve uma forte adesão dos sócios e seus familiares, depois a AAFEC passou a produzir mais conteúdo em diversos nichos e fez um canal no Youtube para deixar os vídeos disponíveis.
Os profissionais começaram o contato das videoaulas nos grupos do NAS no Whatsaap enviando aos próprios sócios ou aos familiares destes. A diretoria percebeu que a adesão estava maior e que as videoaulas passaram a ser utilizadas não somente por aposentados e pensionistas, mas por alguns familiares e fazendários ativos também.
Em menos de três meses, a AAFEC publicou no seu canal mais de 60 vídeoaulas com dicas de alongamentos, gasto calórico, musculação, posturas de yoga, exercícios de respiração, fisioterapia funcional, aulas de dança, etc. São mais de 2000 visualizações das aulas preparadas pelos profissionais do NAS: Luciana Portela, Liliane Dias, Márjorie Serra, Gisa Studart e Valterlan Menezes.
A associada pensionista Zenite de Sousa Rocha tem acompanhado os treinos da fisioterapeuta Gisa Studart e na hora de executá-los em casa conta com a companhia da sua filha Sheyla Rocha. “Achei muito bacana a iniciativa da AAFEC e as aulas são de alto nível, percebemos a atenção e carinho dos profissionais, nota 100 pelo cuidado com os associados”, comenta Sheyla.
Gisa Studart é fisioterapeuta da AAFEC e realizada um trabalho de fisioterapia funcional direcionado aos idosos com menos mobilidade. Durante o isolamento social ela produziu as videoaulas, fez contato com os familiares e de forma particular conversa com seus alunos. “Antes de iniciarmos as videoaulas eu já imaginava que eles teriam dificuldades, pois nem todos sabem manusear o celular e a internet, mas procuro sempre fazer contato com quem consegue e com os familiares de quem não pode acessar”, comenta a fisioterapeuta.
Já a personal trainer Liliane Dias acompanha turmas de nível II e III e disponibiliza vídeos quase todos os dias nos grupos de whatsapp e no seu Instagram pessoal. Conhecida por “tia Lili”, a personal direciona os vídeos de uma forma mais pessoal com dicas de alongamentos e adaptações de um treino feito com objetos em casa e usando diversos espaços, como varanda, escada, hall, etc.
Segundo a coordenadora do NAS, Luciana Portela a ideia das videoaulas foi um desafio para os associados e para os profissionais do programa, principalmente porque já saberiam que o acompanhamento dos alunos não seria o mesmo e todos teriam que lidar com uma rotina totalmente diferente, mas o que fortaleceu para que o trabalho acontecesse foi a unidade da equipe.
Com mais de 130 dias de isolamento social no Ceará, aos poucos os serviços do comércio estão voltando ao normal, mas em relação às atividades do NAS na AAFEC, o isolamento continuará e a equipe prepara-se cautelosamente para mais uma fase e uma nova estratégia de atendimento aos associados.