07/04/2022

Nosso planeta, nossa saúde!

Nosso planeta, nossa saúde!

 

Hoje, 07 de abril, celebramos o Dia Mundial da Saúde e para este dia parabenizamos de forma especial todos os profissionais da saúde e a todas as pessoas que fazem parte dos programas de saúde da AAFEC. 

 

Este dia é marcado pelo Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em referência ao dia do surgimento da instituição. O objetivo da ação é abordar questões relevantes no âmbito da saúde, de modo que haja conscientização das pessoas sobre a temática e a formação de políticas em prol do bem estar e qualidade de vida. 

 

Todos os anos, O Dia Mundial da Saúde é direcionado a abordar uma temática específica estabelecida como prioridade pela agenda internacional da OMS. Em 2022, o tema escolhido foi “Nosso planeta, nossa saúde”, diante dos desafios para enfrentar a poluição do ar e as mudanças climáticas.

 

Além disso, a questão da segurança energética, que se define como um conjunto de medidas que objetivam distanciar o risco da falta de energia e reduzir a instabilidade causada pela falta de acesso às fontes energéticas, como também o alto preço de combustíveis fósseis, revelam a necessidade de diminuir a dependência desses tipos de combustíveis.

 

De acordo com Thedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS,  “As preocupações atuais com a energia destacam a importância de acelerar a transição para sistemas de energia mais limpos e saudáveis”, em exposição no site da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

 

Ainda apresentado no site, a OMS divulgou que 99% da população respira o ar de baixa qualidade, inspirando níveis insalubres de materiais prejudiciais à saúde, como o dióxido de nitrogênio. Dessa maneira, a data referida mostra lados que devem ser observados e solucionados para uma melhor qualidade de vida.

 

Nessa questão, as autoridades governamentais têm o principal papel de tomar providências, já que estamos falando de um problema global e que necessita de uma mobilização por parte dessas autoridades. Porém, devemos propor e pôr em prática medidas voltadas à saúde que estão ao nosso alcance.

 

Desse modo, devemos cuidar do planeta ao jogar o lixo na lixeira e separá-lo por tipo de material, não poluir praias e locais públicos, economizar energia e ter consciência de nossas ações. Assim, o nosso planeta será um local saudável para se viver.