07/11/2022

Novembro azul- A AAFEC apoia esta causa

Novembro azul- A AAFEC apoia esta causa

É chegada hora da Campanha Novembro Azul, uma conscientização realizada por diversas entidades durante o mês à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientizá-los a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Inspirada no movimento australiano Movember (Bigode/Novembro) e na campanha internacional Outubro Rosa, para o câncer de mama, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) lançou a Campanha Novembro Azul no Brasil em 2011. No entanto, desde 2008 a instituição já realizava ações e campanhas para promover a mudança de comportamento dos homens, para que incorporassem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Na maioria das vezes, quando descobrem a doença já está em estágio avançado. A Campanha Novembro Azul tem o mote de conscientizar para essa prevenção e evitar que esses índices aumentem. 

A Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC apoia esta campanha e dentre suas atividades disponibiliza espaços para esta conscientização. A Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (CAFAZ) sempre realiza ações voltadas ao público masculino durante a campanha.