17/11/2021

Novembro azul

Novembro azul

Assim como outubro é um mês de conscientização à saúde da mulher e o câncer de mama; novembro é para o homem, especificamente ao câncer de próstata. Duas causas muito importantes e que merecem atenção e o alerta, por isso a criação das campanhas Outubro Rosa e Novembro azul.

O novembro azul, que estamos vivendo no momento, é uma campanha criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que segundo o Instituto Nacional do Câncer-INC, é o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Além de fazer um alerta à prevenção e ao câncer de próstata, o movimento também quer conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar da sua saúde de modo geral.  Desde a prática de exercícios, quanto à realização de exames periódicos e a consulta regular ao urologista, que pode acontecer em qualquer idade. 

Infelizmente, devido o preconceito que envolve o exame de próstata, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estado mais avançado, o que leva a uma alta taxa de óbitos. 

Por isso, a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC adere esta campanha e pede a conscientização do público masculino sobre a importância do autocuidado. Cuidar da saúde física e mental é um dever de todos e nosso corpo agradece.