08/11/2023

Novembro azul

Novembro azul

Aderimos à campanha "Novembro azul", um mês de conscientização do público masculino no cuidado de sua saúde, principalmente na prevenção ao câncer de próstata, tendo em vista o tabu ainda existente em ir ao urologista e a realização de exames.  

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com esse objetivo, de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (ICC), o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no mundo e é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas de tumores de pele não melanoma. Os dados do ICC apontam que, no Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata.