11/02/2022
Na segunda-feira (07/02) o Núcleo de Atendimento à Saúde (NAS) iniciou o novo projeto “Ginástica Laboral Online” em parceria com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ). O objetivo da ação é disponibilizar atividades físicas personalizadas online para servidores e colaboradores da SEFAZ, como também associados da Caixa de Assistência aos Servidores Fazendários (CAFAZ). Dessa forma, os participantes poderão obter benefícios físicos e mentais de uma ginástica orientada para o ambiente de trabalho presencial ou home office.
As atividades ocorrem nas segundas e quartas-feiras, das 10h às 10h20min, por meio da plataforma zoom, com uma temática diferente a cada aula. Os links de acesso serão enviados via WhatsApp.
As inscrições para as aulas ocorrem de maneira online, por meio deste link.
Atividades e finalidades
Dentre as sessões disponíveis no projeto, estão os exercícios de flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e meditação. Além disso, as atividades de relaxamento e automassagem, concentração, cardiorrespiratórias e agilidade também fazem parte do cronograma do projeto. A execução desses procedimentos tem finalidades definidas. Veja algumas delas:
Melhorar a condição de saúde
Reduzir queixas relacionadas à dor e minimizar a fadiga
Diminuir a procura ambulatorial e os acidentes de trabalho
Melhorar o clima organizacional
Combater o estresse ansiedade e depressão
Aumentar a atenção, concentração, disposição e produtividade
Os ministrantes das aulas do projeto são a coordenadora do NAS e professora de Educação Física, Luciana Portela, a profissional de Educação Física Liliane Dias, o professor de Dança Valterlan Menezes, a professora de Yoga Marjorie Serra e o fisioterapeuta Rubens Nascimento.
Como surgiu
A iniciativa surgiu através de um diálogo entre a presidente da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC), Elenilda Santos, e membros da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep). Dessa forma, após reuniões com o órgão, a coordenadora do NAS Luciana Portela deu início ao planejamento de acordo com as necessidades dos profissionais da SEFAZ. Em seguida, houve a apresentação do projeto na Secretaria da Fazenda para fins de experimentos do formato idealizado. Assim, a ação foi aprovada e os profissionais deram início às atividades.