30/03/2022

Novos servidores são recepcionados por equipes em 1º dia de trabalho

 

Os 79 servidores recém-empossados no cargo de auditor fiscal foram acolhidos, nesta quarta-feira (30/03), por gestores de 16 coordenadorias da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). Integrantes da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep) do órgão acompanharam o momento de apresentação dos servidores às respectivas áreas de trabalho. Os novos fazendários foram recebidos com cafés da manhã, em clima de festa, integração e descontração.

 

O orientador da Célula de Planejamento e Qualidade do Gasto (Cepla) da Fazenda, Takeshi Koshima, ficou contente com a chegada dos novatos. “Esse é um momento de muita emoção porque a gente se vê na situação deles. Lembro muito bem do dia 19 de novembro de 2007, quando eu assumi aqui. Foi fantástico. A gente tem certeza de que essas pessoas vão agregar demais para a nossa área, que precisa muito deles. E não só uma área, mas um estado que precisa da gente.”

 

O paulista Pedro Barros é um dos 13 auditores contábeis-financeiros. Lotado na Coordenadoria de Gestão Fiscal (Cofis), ele demonstrou empolgação no primeiro dia de trabalho. “A recepção está fantástica, desde o dia que a gente chegou, recebendo a integração geral, o seminário, conhecendo todas as áreas e agora aqui com os colegas. A expectativa é a melhor possível, é fazer esse meio de campo entre a receita e a despesa e garantir que o recurso que a gente vai gastar irá melhorar a vida do cearense. Estamos aqui para somar. Estou muito feliz.”

 

Curso de formação

Na tarde desta quarta-feira, teve início a capacitação para os novos servidores. Promovida pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Secretaria, por meio Cedep, a formação seguirá até o dia 25 de maio. Nesse período, os novatos terão aulas sobre educação fiscal, liderança, gestão de pessoas, sistemas utilizados pela Sefaz, entre outros conteúdos.

 

A orientadora da Cedep, Amilca Rodrigues, falou sobre as iniciativas de acolhimento dos auditores. “A chegada dos novos servidores foi muito esperada. Nós pensamos e estruturamos, com muito cuidado e carinho, um seminário para que essas pessoas conhecessem a nossa Sefaz. Foi muito gratificante (…) E sobre o treinamento introdutório, o objetivo dele é realmente integrar. É passar, através da trilha de conhecimento de cada área em que eles foram lotados, quais são os cursos que são importantes para que eles possam começar a desenvolver as suas atividades com excelência no local de trabalho.”

 

O estreante Bruno Moreira, que está lotado na Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), disse que o curso vai ajudar na integração ao ambiente da Fazenda. “Acho muito importante porque a gente vai trabalhar com isso. Vai ser nosso dia a dia. A gente vai ter contato com os sistemas que a Secretaria utiliza, com a teoria que a gente precisa também no nosso trabalho. Vai fazer com que a gente se ambiente mais rápido. Acho que, efetivamente, vamos nos sentir dentro da Sefaz.”