04/11/2010

O crescimento da arrecadação e o reconhecimento dos fazendários

Fonte: Sintaf
 
Diretoria do Sintaf reforça a importância da valorização da categoria fazendária
Os principais jornais de nosso Estado divulgaram este mês que o Governo deverá fechar o ano com arrecadação tributária própria estimada em R$ 9,23 bilhões. Isso representa um incremento de 20% sobre os volumes de recursos arrecadados no ano passado.

Ao analisar os dados, o secretário da Fazenda, João Marcos Maia, reconheceu que o empresário cearense tem dado uma contribuição positiva para esse resultado. Além disso, avaliou que o crescimento da arrecadação seria fruto do “redesenho da sistemática de fiscalização e tributação e à redução da carga tributária (para alguns setores), com base da substituição tributária” (Diário do Nordeste, 26/10/2010).

Esqueceu-se o secretário, porém, de reconhecer o esforço dos principais responsáveis pelo ótimo desempenho da Casa. Os resultados não são apenas fruto das decisões administrativas e da “boa vontade” do empresariado. Eles são, também, fruto da dedicação dos servidores da Fazenda, que buscam a excelência na execução de seus trabalhos.

Saliente-se ainda que o ex-secretário da Fazenda, deputado estadual Mauro Filho (PSB), destacou recentemente o aumento da arrecadação de impostos no Estado, quando discursava sobre as ações do Governo na Assembléia Legislativa Estadual (Diário do Nordeste, 14/10/2010). O desempenho, mais uma vez, foi atribuído à política de desoneração tributária adotada pelo Executivo Estadual.

Não podemos esquecer que a Secretaria da Fazenda é formada por servidores comprometidos com o desenvolvimento e a redução da pobreza no Ceará. Por esse motivo, considerando a oportuna proximidade do Dia do Servidor Público, é que a Diretoria do Sintaf reforça a importância da valorização da categoria fazendária neste processo, trazendo à lembrança do Governo e da sociedade cearense a essencialidade do servidor fazendário.  

Fonte: Sintaf-CE