10/06/2022

O NOVO: A mudança para uma nova forma de viver

 

 

O NOVO, evento realizado na sede da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC na última sexta-feira (03), em parceria com a CAFAZ Saúde e Corretora, contou com uma programação diversificada. No início, tivemos um momento de higienização mental com a Educadora Física Liliane Dias, que promoveu uma dinâmica criativa e interativa com os associados e explanou sobre os desafios e as alternativas para uma transformação interna e externa. A dinâmica envolveu os tipos de impasses que aprisionam a pessoa de alcançar seus objetivos e a busca de soluções para tais problemas. Liliane pontuou:

 

“A partir de hoje vocês vão fazer o novo de vocês [...] Nós temos duas escolhas [...] E precisamos entender que tudo que a gente faz tem um retorno. [...] Atrevam-se a viver uma vida nova, a partir de hoje viver diferente. Vamos reprogramar a rota [...] Temos que desapegar das coisas antigas, do medo, da insegurança”. 

 

 

Depois, a presidente da AAFEC, Elenilda dos Santos e os representantes das entidades fazendárias e da SEFAZ tiveram espaço para falar sobre a vivência do evento. Elenilda destacou os elementos para uma mudança:

 

“O que posso dizer é que nós estamos vivendo o presente.Temos que começar hoje. [...] Temos que ter disciplina, nós temos que ter o desafio, mas temos que desejar a mudança [...] e não ser algo obrigado.”

 

 

A fazendária Germana Belchior, coordenadora de Relações Institucionais da SEFAZ,  comentou sobre a equipe da AAFEC:

 

“Quero parabenizar toda a equipe [...]. É impressionante o amor do olhar, da dedicação de todos vocês que fazem a AAFEC. [...] A gente precisa cuidar da nossa saúde, porque se a gente não tiver saúde, não conseguimos fazer nada. Falando em constância, lembrei de movimento. É importante a gente sempre estar em movimento para que as coisas possam acontecer”.

 

 

Os associados puderam participar de um momento lúdico com o professor de Dança Valterlan Menezes, que organizou uma sequência de passos juninos como alternativas de movimento para o corpo e compartilhou com os participantes, os quais puderam realizar coreografias como a “grande roda” e “alavantu”.

 

 

A aposentada e recente integrante do Núcleo de Atendimento à Saúde (NAS) Sandra Valda, falou sobre sua impressão do evento:

 

“Gostei muito do evento, um momento de reflexão, de retomada de atitude, momento de mudança, achei o evento bem organizado, momento de integração, gostei muito de participar”.

 

 

A também participante do NAS, Mirna Gondim, relatou que o encontro foi maravilhoso, parabenizando a AAFEC pela ação.

 

Também tivemos o momento do café da manhã saudável, acompanhado de alimentos como banana, maçã, patê de azeitona, pãezinhos de batata doce e suco de abacaxi, couve e hortelã. As receitas da refeição foram compartilhadas pela professora de Yoga Marjorie Serra por meio de uma apresentação em slides.

 

 

Para encerrar o encontro de maneira memorável, a professora Liliane Dias exibiu a música “O que é, o que é?”, de Beth Carvalho, para celebrar o dom de viver e a felicidade.

 

O evento está disponível no canal do YouTube AAFEC ou clicando aqui.