07/08/2020

O novo normal: planejamento de retorno das atividades da AAFEC

Desde o final de 2019, o mundo tem enfrentando grandes mudanças e no Brasil nos adaptamos ao novo normal em março de 2020, quando o vírus COVID 19 chegou por aqui e aderimos ao isolamento social, mudando até nossas relações cotidianas. Na Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- AAFEC não foi diferente: a diretoria publicou uma portaria e pautada no decreto do Estado na época, fechou a sede da Associação e passou a funcionar em regime de teletrabalho e virtualmente. 

Sem o funcionamento da sede, os funcionários e associados tiveram que lidar com uma nova rotina que durou mais de quatro meses e agora, com a perspectiva da redução do contágio do vírus, a associação se prepara para retomar suas atividades, mas adverte aos associados que nada será como antes. 

Em parceria com a coordenação do Núcleo de Atendimento à Saúde- NAS, a diretoria da AAFEC planeja uma retomada cautelosa e com muitas medidas de prevenção, afinal, mesmo que os números de contágio reduzam e aos poucos as coisas voltem a sua normalidade de funcionamento, ainda não há vacina contra o COVID 19 e a AAFEC continuará resguardando a vida dos seus sócios e colaboradores. 

É normal uma Associação de aposentados e pensionistas, tendo como público majoritário idoso pertencente ao grupo de risco, cumprir com as devidas medidas de segurança e ser muito cautelosa com esse retorno, por isso a diretoria e a coordenação do NAS fizeram um planejamento seguindo as orientações e os protocolos da Organização Mundial de Saúde- OMS e da Secretaria de saúde do Governo do Estado do Ceará. 

Serão adotadas medidas, como por exemplo, a aquisição de materiais de prevenção e equipamentos para verificação de sinais vitais. Além da aquisição desses materiais, só será permitida a entrada na sede da entidade usando máscara.

O horário de funcionamento será reduzido e a quantidade de pessoas em atendimento não será a mesma, será por agendamento de acordo com a disponibilidade de horários e dias de atendimento na associação. Os eventos também serão reduzidos e a participação nestes se dará por meio de inscrição prévia. Os espaços passarão por adequações físicas e estruturais para a melhor mobilidade e comodidade dos usuários, respeitando sempre o distanciamento. 

No geral, o funcionamento da sede e a presença dos associados e colaboradores no local acontecerão dentro das três fases do planejamento de retorno, que iniciará depois que encerrar oficialmente o isolamento social no Estado. As fases funcionarão da seguinte forma:

Fase I

A primeira fase só terá início quinze dias após o pronunciamento do Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana encerrando o isolamento social. Nesta primeira fase só será permitida a entrada na sede da AAFEC os colaboradores que farão o teste de sorologia para covid 19 e passarão por vários treinamentos. 

O atendimento ao público continuará em regime de teletrabalho e virtual, no entanto, haverá mudanças no horário de funcionamento dos serviços. As aulas do NAS serão por meio de vídeo chamadas ao vivo com os alunos de cada turma em horários definidos futuramente pela coordenação do NAS. Durante esta fase, os profissionais da saúde da AAFEC (médico, psicólogo e nutricionista) disponibilizarão também informações por meio de bate papos ao vivo no canal do Youtube. 

Esta etapa não tem data para iniciar e tampouco um prazo de término, pois tudo dependerá de como está o quadro de contágio no Estado. 

Fase II

Partindo da avaliação da curva de contaminação do Covid 19, avançaremos para a fase II recebendo os associados com o reestabelecimento escalonado das atividades presenciais na sede da Associação. Os atendimentos serão por hora marcada para evitar aglomerações e haverá um limite de pessoas em cada setor. 

As medidas de higiene e prevenção serão realizadas antes de cada aula do NAS e as turmas terão um número máximo de seis pessoas. Os participantes do NAS terão que incluir aos exames de rotina o exame para detecção do Covid 19. 

Só será permitida a entrada na sede usando máscara e com temperatura inferior a 37º que será verificada na entrada da recepção e no estacionamento da casa. 

Fase III

Assim como as primeiras fases, a fase III não tem prazo de início porque depende da avaliação da curva de contaminação do vírus, mas esta fase se caracteriza por sua normalidade do horário de atendimento da entidade em sua sede e de todas as atividades. 

 

ATENÇÃO

Vale ressaltar que os o funcionamento das fases depende do cumprimento delas e as medidas poderão passar por mudanças de acordo com a vivência diária e a avaliação da curva de contaminação no Estado do Ceará. É necessário respeitar cada uma das fases, sobretudo a primeira que mesmo com os funcionários presentes na sede, os associados não poderão entrar no local, o atendimento será somente por telefone e virtualmente. Por isso, a diretoria pede que não insistam no atendimento presencial nesta etapa e quando iniciamos a fase II, é importante seguir as orientações agendando seu atendimento para que ele aconteça como você merece. 

Para que não haja dúvidas, a diretoria disponibilizará aos associados uma cartilha informativa nos próximos meses com todas as medidas de funcionamento da Associação.