03/10/2022

O Sintaf e as pautas com o novo governo

 

Os cearenses elegeram, no 1º turno, Elmano Freitas (PT) como o novo governador do Ceará. É importante destacar que, independente da linha partidária, a Diretoria do Sintaf buscou a interlocução com os três candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais, com o objetivo de apresentar as pautas da categoria fazendária e garantir o diálogo.

 

Em setembro, os dirigentes do Sintaf estiveram com Elmano Freitas em duas ocasiões: no dia 16, em conjunto com as demais entidades do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec), quando foi explanada a pauta geral dos trabalhadores do serviço público e, de forma sucinta, os assuntos específicos das entidades presentes; e no dia 27, no escritório do candidato, ocasião em que o Sindicato teve a oportunidade de aprofundar as questões relacionadas à conjuntura da Sefaz e as demandas da categoria.

 

Os diretores reforçaram a necessidade de regulamentação da Lei Orgânica da Administração Fazendária (LOAF); da convocação dos servidores aprovados no último concurso da Sefaz e realização de um novo certame; de reestruturação e melhoria da logística das unidades fazendárias, dentre outros temas.

 

Em sua fala, Elmano Freitas reconheceu a relevância do trabalho desempenhado pelos fazendários e assumiu o compromisso de manter o diálogo com a categoria fazendária.

 

O Sintaf também manterá a interlocução junto aos parlamentares reeleitos – os fazendários Idilvan Alencar, reeleito deputado federal pelo PDT com 187.433 votos e Evandro Leitão, reeleito deputado estadual pelo PDT com 113.808 votos – com o propósito de avançar nas pautas fazendárias.

 

Tempo de mudanças

Diante da queda na arrecadação estadual, em virtude da redução das alíquotas do ICMS e de outros fatores, é indispensável promover mudanças no âmbito da Administração Fazendária, com a finalidade de dar o suporte necessário ao novo governo, incrementar as receitas estaduais e atender melhor o povo cearense.

 

Para além do investimento em tecnologia, a Sefaz Ceará deve priorizar o ser humano. A Instituição precisa de mais servidores e de forma urgente: são eles que analisam e fiscalizam as ações dos contribuintes, inclusive os substitutos, localizados em outros estados, bem como os dados gerados no ambiente digital. A convocação de mais servidores oriundos do último concurso é inadiável, assim como a realização de um novo certame.