01/11/2019

Outubro Rosa: Palestras estimulam autoconhecimento e prevenção à saúde

Prevenção à saúde e autoconhecimento foram as palavras-chave do seminário “Outubro Rosa: Um Toque de Cuidado é um Ato de Amor”, promovido na manhã desta quarta-feira (30/10) pelas entidades fazendárias – Sintaf, AAFEC, Cafaz, Fundação Sintaf e UFFEC –, com o apoio da Secretaria da Fazenda, no auditório da Instituição.  

A abertura foi marcada pela apresentação do Coral da Sefaz, sob a regência da maestrina Aparecida Silvino. Em seguida, as entidades fazendárias foram convidadas a fazer uma breve saudação aos presentes.

 

Autocuidado e protagonismo 

Para a diretora adjunta de Assuntos Culturais e Sociais do Sintaf, Joelina Barros, a saúde é construída a cada dia, com os pequenos gestos, palavras e atitudes. “Quando essas questões passam despercebidas é que se instala a indesejada doença”, alertou Joelina, convidando todos a refletirem sobre suas questões internas. 

Elenilda dos Santos, diretora financeira da AAFEC, destacou que cada pessoa presente ali estava priorizando um momento para cuidar do corpo e da mente. “Um filósofo uma vez disse que não importa o que aconteceu com a sua vida; importa o que você faz com aquilo que aconteceu com você. Há pessoas que adoecem e fazem disso um propósito para mudar de vida”, enfatizou Elenilda. 

Para Marcus Augusto Ferreira, presidente da Cafaz, as mulheres estão se tornando cada vez mais protagonistas. Prova disto é a presença marcante das mulheres nas gestões da Sefaz, da Fundação Sintaf e da Cafaz. “Ser protagonista se tronou vocação para a mulher, em vários aspectos – e essa característica na saúde é fundamental”, sublinhou. “Continuem sendo protagonistas como vocês sempre foram e ocupando mais espaços”, estimulou o presidente. 

Além de elogiar a realização conjunta do evento, a diretora geral da Fundação Sintaf, Yvelise Sales, evidenciou o pioneirismo das mulheres. “Que nós, mulheres, tenhamos a coragem de sair fora da caixa, de fazer algo incomum; e que nos cuidemos sempre, não somente no Outubro Rosa, mas durante todo o ano”, convidou.  

Sandra Machado, secretária executiva da Sefaz, marcou presença representando a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. “Essa parceria com as entidades é importante, e o olhar para o autocuidado é o primeiro passo. Estamos vivendo mais, sujeitos a mais doenças, e precisamos realmente desse olhar, de sair do foco da doença e ir para o foco da saúde. O Outubro Rosa não deve significar só uma campanha”, enfatizou.

 

Meditar para viver melhor 

Marjorie Serra, instrutora de Yoga da AAFEC, conduziu o momento de relaxamento, centrado no alinhamento corporal, com exercícios de respiração e uma breve meditação. Ela destacou que as mamas estão próximas ao coração, ligadas ao chakra cardíaco, e a região adoece porque geralmente as mulheres curvam o corpo para frente, num sistema de preocupação e aflição constantes.  

“Quando curvamos o corpo para frente, apertamos o coração. Assim, não deixamos a energia fluir livremente nessa região e vão-se criando nódulos. Isso pode dar origem a várias doenças, inclusive ao câncer de mama. A postura é importante; é preciso abrir essa região do peito, estender e abrir o coração”, orientou. 

 

Prevenção à saúde 

A dra. Jussara Barbosa, médica gestora dos Programas de Gerenciamento da Saúde (PGS) da Cafaz, foi convidada a falar sobre o tema. Segundo a gestora, a prevenção à saúde é hoje o objetivo primordial da Caixa de Assistência. “Com a prevenção nós evitamos a própria doença, ou suas complicações e evoluções graves”, ressaltou. 

São vários os programas de prevenção na Cafaz. Além do câncer de mama, há o programa de prevenção do câncer de colo retal, das doenças osteo-musculares, do risco cardiovascular e do câncer de próstata, dentre outros. “Essas ações estão focadas na abordagem. Nós, da Cafaz, fazemos essa captação mediante a identificação dos grupos de risco, do histórico familiar e do histórico das doenças especificadas no atendimento aos beneficiários”, explicou a gestora.

 

Momento para se cuidar 

A prevenção do câncer de mama foi o tema da palestra “Momento para se cuidar”, com médica ginecologista Tânia Werton Veras, diretora geral do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC). A médica iniciou sua palestra evidenciando o tema da campanha Outubro Rosa deste ano, do Instituto Nacional do Câncer (INCA): “Cada corpo tem uma história e o cuidado com as mamas faz parte dela”. 

Tânia enfatizou que o câncer é uma doença degenerativa e como as pessoas estão vivendo mais, com o controle das doenças infecto-contagiosas, a mortalidade pelo câncer de mama tem aumentado muito. “A principal condição para este tipo de câncer é ser mulher; mas ele também atinge os homens, com cerca de 1% dos casos”, alertou. 

A incidência maior é na faixa etária de 50-60 anos. Há fatores de risco biológicos, sociais e ambientais. Os riscos ambientais são os únicos em que as mulheres conseguem intervir, reduzindo as chances de ter câncer em 30%. São eles: reposição hormonal; exposição a radiações sem necessidade; dieta hipercalórica/obesidade; alcoolismo; tabagismo e vida sedentária. 

Nem sempre os sintomas são evidentes. Os mais comuns são pele enrugada (casca de laranja); mudança na coloração e inversão do mamilo. A dor pode aparecer ou não. Um nódulo ou tumor no seio ou na axila só aparece no autoexame quando está maior que 1 cm. Para a detecção precoce, o melhor caminho é a mamografia, nos casos indicados. “Quando o tumor tem menos de 1 cm a chance de cura é de 95%”, afirmou a médica. Como a evolução do câncer de mama é lenta, é fundamental que as mulheres percam o medo e busquem acompanhamento adequado.

 

Desperte a mulher poderosa 

“Desperte a mulher poderosa que existe dentro de você” foi o tema da segunda palestra, com Rochele Walker, auditora fiscal da Receita Estadual e master coach com especialização em Psicologia Positiva. Em sua fala inicial, Rochele incentivou a reflexão sobre a autoimagem de cada mulher ali presente, mostrando o grau de criticidade que muitas têm com sua própria beleza, enquanto são mais solidárias com outras mulheres. 

Rochele destacou ainda que todos os seres humanos estão em processo de construção. “Somos eternos aprendizes. Aprender nos torna pessoas melhores”. Na linha da psicologia positiva, a master coach reforçou que somos como as flores: ou florescemos ou murchamos. “É uma decisão de cada dia. Trabalhamos com o conceito da autoresponsabilidade, que é algo libertador”. 

Em seguida, Rochele propôs dinâmicas e vivências que reforçaram nas mulheres o autoconhecimento, a descoberta da identidade, o sentimento de capacidade de vencer desafios, a comunicação assertiva, dentre outros pontos. “A única maneira de contribuir de modo efetivo para ao desenvolvimento das pessoas que estão ao seu redor é a partir do próprio autoconhecimento”, evidenciou.

Ao final da palestra, houve sorteio de brindes.