11/10/2012

Paralisação: resposta da categoria demonstra a força e disposição de luta de todos os fazendários!

Nas primeiras horas deste dia 10 já era possível ver o resultado da mobilização feita pela categoria fazendária no Ceará. O movimento paredista que iniciou à zero hora, começou pelos postos fiscais, recebendo total apoio da categoria. Já nas unidades da Sefaz, quem chegou para ser atendido, encontrou os fazendários parados desde às 7 horas.

Com faixas indicativas de que estavam paralisados e camisetas com a mesma mensagem, os fazendários cruzaram os braços diante do silêncio do secretário da Fazenda Mauro Filho, pedindo uma resposta a seu pleito. Nesta data, marcam-se exatos 140 dias sem qualquer posição do secretário.

A ampla adesão da categoria mostra a importância da reivindicação. Os fazendários querem uma resposta com relação ao ofício encaminhado à Sefaz em 23 de maio, onde apresentaram a minuta do Projeto de Redenominação dos cargos de Analista e o requisito de nível superior para ingresso aos cargos de Auditor Adjunto e Assistente.

A paralisação foi decidida pela categoria em Assembleia Geral realizada dia 24 de setembro. Desde então a classe fazendária estava em estado de alerta, buscando ser atendida. É característico do Sintaf buscar a negociação a exaustão, que por inúmeras vezes tentou uma reunião para cobrar pelo pleito, sem obter sucesso. Na manhã de ontem (09), o secretário adjunto informou que o secretário receberia o Sintaf, mas sem data mencionada ou agenda marcada e desde que a paralisação fosse suspensa. 

A última reunião com o secretário aconteceu em 06 de agosto quando o mesmo pediu prazo de 3 dias para responder sobre o pleito. Passados 75 dias da referida reunião e sem concordar com a proposta da Administração da Sefaz, a categoria colocou em pratica o que havia sido deliberado durante Assembleia. A paralisação é considerada justa pela categoria, que busca apenas por normatizar as nomenclaturas e igualar o nível superior dos colegas, uma vez que ambas as ações são requeridas para plena abrangência da Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT) da Fenafisco, que poderá deixar de fora quem não contemplar sua redação.

Durante todo dia, as unidades da Sefaz, bem como os Postos Fiscais ficaram paralisados, obtendo engajamento para uma causa que é de todos. Até os fazendários aposentados aderiram ao movimento, como forma de apoiar aos colegas e chamar a atenção da Administração da Sefaz. Em todo o Estado a movimentação aconteceu de maneira pacífica e organizada. Em todos os lugares, na capital e interior, panfletos eram distribuídos a população, informando os motivos da paralisação. As atividades voltam ao normal nesta quinta-feira, a partir da zero hora nos Postos Fiscais e às 7 horas nas demais unidades.

 


Fonte: Sintaf