04/05/2011

PDF: Sintaf apresenta proposta de piso unificado ao Governador

Fonte: Sintaf
 
Qua, 04 de Maio de 2011 08:23

 

A Diretoria Colegiada do Sintaf reuniu-se na tarde desta terça-feira (3/5) com o governador Cid Gomes para apresentar a proposta de piso unificado para o Prêmio por Desempenho Fiscal (PDF). 
 
Na ocasião, os diretores apresentaram dados sobre o crescimento da arrecadação nos últimos anos. Eles destacaram que os excelentes resultados são fruto da competência dos servidores, que vêm propiciando ao Estado a ampliação de sua capacidade de investimento.  
 
Os dirigentes sindicais também expuseram os dados referentes ao pagamento da produtividade, comprovando a instabilidade remuneratória dos servidores. Eles destacaram que no 1º trimestre deste ano, apesar do crescimento real da receita do Estado em 7,3%, os servidores amargaram perdas de PDF da ordem de 43%. Buscaram ainda sensibilizar o Governador lembrando que este quadro de instabilidade gera preocupação, ansiedade e dificuldades em administrar o orçamento familiar.
 
Cid Gomes informou que só tomou conhecimento desta situação recentemente. Na oportunidade, o Governador fez alguns questionamentos, buscando entender detalhadamente o pleito dos fazendários. Ele afirmou que era sensível ao pedido, reconheceu a competência dos servidores da Fazenda e disse estar disposto a resolver o problema. 
 
O Governador determinou que os secretários da Fazenda, Mauro Filho, e do Planejamento, Eduardo Diogo, além do Procurador-Geral, Fernado Oliveira, reúnam-se para discutir a proposta do Sintaf. Eles se reunirão com Cid Gomes na próxima semana para analisar a questão. A palavra final do Governador quanto ao pleito dos fazendários será conhecida em nova audiência no próximo dia 27, às 16h.
 
SAIBA MAIS
 
- Na audiência, o Governador não colocou óbice à proposta apresentada pelo Sintaf, de piso unificado para todos, ativos e aposentados.
 
- Cid Gomes admitiu ainda que é possível utilizar a referência do ano de 2010 para calcular o piso do PDF, já que não haveria aumento de despesa.
 
- O Governador não descartou a possibilidade do piso do PDF ser implantado com retroatividade.
 
- Participaram da reunião representantes do Sintaf, da AAFEC e da Auditece, além do secretário da Fazenda, Mauro Filho.