18/05/2010

PEC 555/06 discute fim da contribuição previdenciária em audiência pública

Fonte: Mosap
 
O presidente do MOSAP, Edison Guilherme Haubert, lembrou que o presidente Lula disse em entrevista que não há déficit na Previdência
 
Nesta quarta feira (12), parlamentares que integram a comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 555/2006, que extingue a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas voltaram a se reunir em audiência pública.
 
O presidente do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto MOSAP), Edison Guilherme Haubert, lembrou que, em entrevista dia 5/04/10 no Programa Canal Livre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não há déficit na Previdência Social.
 
“Queremos e buscamos que sejam aprovadas também as emendas. Do jeito que está a PEC, só favorece quem já era aposentado ou  possuía os requisitos para  aposentadoria à época da Emenda Constitucional 41/2003. A PEC precisa ser aprovada para  fazer justiça, resgatando a dignidade dos aposentados e pensionistas  extinguindo a contribuição previdenciária, disse o presidente do MOSAP.

Além do MOSAP, participaram dos debates, representantes da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP); do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (Sindijus), do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Constas da União (Sindilegis).

Todos os convidados para essa audiência reforçaram a posição favorável a aprovação da PEC 555/06 e suas emendas.Vários diretores e integrantes de entidades representativas dos servidores públicos  que   integram o MOSAP, acompanharam a reunião. 

O relator da PEC 555/06, deputado Luiz Alberto (PT/BA), afirmou que, embora a taxação de servidores inativos tenha sido aprovada pela maioria dos parlamentares, no fim de 2003, a Câmara hoje considera a possibilidade de rever a decisão. “O fato de a Câmara colocar o tema em pauta em uma comissão especial já é um avanço. Nós entendemos que a conjuntura econômica é diferente daquela de quando foi aprovada a emenda 41 e queremos mais. Queremos recompor a situação de forma favorável aos aposentados e pensionistas e estamos buscando apoio para isso”, garantiu o relator. 

Representantes de várias entidades sindicais de servidores públicos, entre elas o Instituto MOSAP, encaminharam ao deputado federal Luiz Alberto (PT/BA) carta conjunta pedindo a aprovação da PEC 555/2006. O documento foi entregue ao deputado, relator da proposta, e destaca que “os debates no Congresso Nacional sobre a matéria devem partir da premissa de que a administração pública já dispõe de regras equilibradas no que fiz respeito ao sistema previdenciário dos servidores, de cuja aplicação se permite a conclusão de que as supostas “distorções” pertencem ao passado e a ele devem ser circunscritas”.

 Ainda de acordo com o documento “a aplicação do regime previdenciário decorrente da EC 41/03 possibilita antever um período, ainda que relativamente afastado no tempo, em que só estarão aposentados ou serão titulares de pensões os participantes de um sistema economicamente viável e fundado em regras sólidas, ao qual a palavra “déficit” de forma alguma se aplica. Até lá, é preciso evitar que se condene quem não tem culpa”. 

A busca por apoio em prol da extinção da cobrança será, inclusive, pauta de uma audiência na próxima quarta-feira (19/5), às 10h, entre os representantes da Comissão e o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas. “Nós vamos pedir informações e números para saber como anda a política de seguridade brasileira”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Marçal Filho (PMDB/MS).

O presidente da Comissão Especial da PEC 555/06, o deputado Marçal Filho, agradeceu a participação dos integrantes das entidades sempre presentes no Plenário da Câmara dos Deputados e disse que são eles que dão brilho a Comissão.

A próxima Audiência  Pública será no dia 19  quarta feira , no  Anexo II Plenário 13 às 14:30h, convidamos todos os  representantes das entidades para participarem.