07/08/2013

PEC 555/2006: Aposentados e Pensionistas pressionam pela assinatura de Deputado Federal cearense

 
A assinatura do requerimento pelo deputado federal, José Guimarães, para que a PEC 555/2006 entre na pauta de votação no plenário da Câmara de Deputados foi o foco do encontro da comissão de representantes da AAFEC, Sintaf e do Sinje/Ce  com assessores do parlamentar, no último dia 02 de agosto.
 
Para que a matéria seja votada, 325 parlamentares já assinaram pedindo a inclusão dessa proposta entre em pauta. Falta apenas a assinatura do líder do PT na Câmara Federal. A representante de José Guimarães, Luciana Castelo Branco, disse que um ofício encaminhado pelos aposentados e pensionistas cearenses já está nas mãos do parlamentar para avaliação. Segundo ela, o mais rápido possível ele irá dá uma resposta. O que está pendente é uma conversa para que a bancada petista entre em consenso sobre o assunto e, assim, José Guimarães possa assinar como líder. “É legítimo o direito que vocês pedem. Nós respeitamos esse pedido. Ele não é contra a proposta, é a favor da proposta”, afirmou a assessora.
 
A representante do Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará, Eliete Maia, argumentou que os aposentados em nível nacional, nesse momento, estão de olho no Ceará, aguardando o apoio desse parlamentar cearense. “Nós contamos com a compreensão e a sensibilidade dele”, falou Eliete Maia.
 
O diretor de aposentados do Sintaf, Abrahão Lacerda, disse que a mobilização da categoria é por justiça e não por algo arbitrário, que seja contra o governo. “Queremos apenas a correção da injustiça que fizeram com os aposentados com a reforma da previdência em 2003, descontando a contribuição previdenciária. São tantos problemas maiores que esse.”, ressaltou o associado da AAFEC.
 
O presidente da AAFEC, Clóvis Barrozo Véras, deu dados técnicos de que não pesa para os cofres públicos a retirada da contribuição dos aposentados. Para ele, o governo gasta mais com doenças incapacitantes, por exemplo, do que o montante que é recolhido dos aposentados. Portanto, a isenção total seria mais vantajosa.
 
A diretora financeira da AAFEC, Elenilda dos Santos, foi incisiva. “A gente não pode ficar sem uma resposta. O fato de saber que a nossa solicitação foi encaminhada à assessoria do deputado em Brasília não nos satisfaz. Para que a proposta fosse desarquivada tivemos o apoio inicial de 27 deputados federais. E não podemos agora ficar no meio do caminho.”, reforçou.
 
A última reunião mostra que os aposentados e pensionistas cearenses estão em permanente mobilização. Eles se comprometeram a fazer visitas constantes ao gabinete do Deputado Federal, José Guimarães, para pressionar o parlamentar.
 
Próximos Passos
 
A Proposta de Emenda à Constituição – PEC 555/2006, que tem como objetivo o fim gradativo da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do serviço público, está pronta para ser pautada em Plenário na Câmara dos Deputados, sendo que, somente se existir consenso entre os líderes e o presidente da Câmara, ela irá para deliberação.
 
Para a sua aprovação em Plenário, necessita de 3/5 dos votos dos deputados, ou seja, 308 favoráveis em 2 turnos de votação.
 
Aprovada na Câmara dos deputados, irá ao Senado Federal.