27/07/2011

PERFIL: Maria José Nepomuceno

Maria José Nepomuceno nasceu no dia 24 de novembro de 1924, em Aracati, no Ceará, integrando uma família de 11 irmãos. Começou a trabalhar aos 15 anos, já em Fortaleza. Trabalhou no comércio durante 7 anos antes de ingressar na Secretaria da Fazenda no dia 02 de fevereiro de 1949. É formada em Contábeis e Atuariais. Passou no concurso da Sefaz em 17º lugar para o cargo de Contadora Auxiliar.

Maria José se tornou Sub-contadora Geral do Estado. Servidora de confiança dos secretários e governadores, assumiu o cargo de Contadora Geral do Estado no Governo de César Cals. Modernizou a Secretaria da Fazenda, implantando o serviço de mecanografia e trouxe as máquinas Olivette, na época em que os balanços eram feitos ainda na ponta do lápis.

Conhecida por muitos na Sefaz como “Tia Zé”, sempre procurou ajudar a quem podia, dando o exemplo da determinação no trabalho. Não se arrepende do que fez e se considera muito feliz, recebendo alegrias e gratidão. Cultiva muitas amizades, desde a época da fazenda. É sócia-fundadora da AAFEC, associada desde 1987.