21/08/2024

Por que a incorporação da VPNI não avança?

 

O projeto de incorporação da VPNI foi discutido, negociado, aprovado pela categoria e já passou pela Sefaz e pela Seplag, sendo, inclusive, do conhecimento do governador Elmano de Freitas (PT). No entanto, o projeto continua parado desde o início de julho na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

 

Governador reconhece importância do pleito

No último dia 13, em Brasília, os diretores Carlos Brasil e Remo Moura encontraram-se com o governador Elmano de Freitas após audiência pública que tratava sobre o hidrogênio verde, na Câmara Federal. Na ocasião, eles externaram a preocupação com o pouco tempo para a aprovação da incorporação e destacaram a cobrança da categoria. O Governador demonstrou conhecimento do pleito, reconhecendo sua importância, e informou que está aguardando cronograma a ser apresentado pela senadora Augusta Brito (PT), para sua implantação.

 

 

Mobilização para Assembleia Geral

A Diretoria do Sintaf não compreende a demora do projeto da incorporação da VPNI na PGE, já que o texto foi negociado com a Sefaz e revisado por sua Assessoria Jurídica e pela Seplag. Diante do impasse, o Sintaf dará início a mobilizações na capital e interior do estado, a partir do dia 29 de agosto. Nas visitas às unidades fazendárias, os diretores esclarecerão a base sobre a importância de aprovar a reivindicação com a maior brevidade possível.

 

AGE será no dia 17 de setembro

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que terá, como pauta exclusiva, a incorporação da VPNI, acontecerá no dia 17 de setembro, a partir das 8h30, no auditório da Sefaz. Até lá, a Diretoria Colegiada espera que a Administração Fazendária busque dar a devida celeridade ao encaminhamento do projeto para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).