10/01/2018

Primeiro encontro de 2018

       No dia nove de janeiro, a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará - AAFEC realizou o primeiro encontro de 2018, em sua sede. A pauta do encontro tratou dos seguintes assuntos: recadastramento dos servidores do Governo do Estado, reajuste da CAFAZ, acordos de precatórios, nova edição do projeto Empreender para Viver Bem e informes. Para tratar desses assuntos, estiveram na reunião os diretores Gentil Teixeira Rolim, Juanita Mota, Grace Mary Aguiar, Elenilda dos Santos e Vicente Leônidas; os suplentes Hélio da Silva Assunção e José Arruda de Freitas. Os convidados foram Marcus Augusto da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais - CAFAZ e Sebastião Elpídio, associado do Cariri, que participou pela primeira veza da reunião mensal. 

O  presidente  da AAFEC, Gentil Teixei-ra Rolim deu as boas vindas aos presentes e falou do recadastramento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado, iniciado no dia 11 de janeiro. Segundo ele, o recadastramento é anual e funciona como uma “prova de vida”, para comprovar que está vivo e deve continuar recebendo seu pagamento. Na sequência, o presidente da CAFAZ, Marcus Augusto Silva Ferreira falou sobre a notícia que está mexendo com todos os usuários do plano da CAFAZ Saúde: o último reajuste do plano. Marcus explicou como funciona a sistemática do plano de saúde dos fazendários e que os associados pagam pela qualidade do plano não apenas para ele, mas também para os membros da família, o que acarreta o encargo no orçamento familiar. Em 2017 houve uma redução no valor dos planos, assim como tivemos também o aumento de 12,76%, o menor do mercado, frente aos demais planos de saúde.  

No ano passado, por exemplo, a CAFAZ enfrentou o aumento de custos devido à epidemia Chicungunha, que foi um dos maiores motivos para os usuários utilizarem o plano. Marcus informou ainda que no dia 02 de fevereiro, às 8h, na SEFAZ, haverá assembleia geral para alteração do estatuto da CAFAZ e decidir outra questão que é novidade: abrir o plano para outras categorias de servidores estaduais, similares ou iguais aos servidores fazendários.

Na sequência, o diretor jurídico, Vicente de Paula Leônidas Albuquerque informou que os precatórios 21 e 47 serão os próximos a serem chamados para fazerem acordo, possivelmente até março. 

A diretora financeira, Elenilda dos Santos informou também que estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Empreender para Viver Bem e que as aulas da nova turma iniciará em março. As inscrições são abertas para fazendários, familiares, parceiros e colaboradores. Elenilda ainda divulgou a reunião com o secretário mauro Filho sobre a incorporação do PDF, no dia 19 de janeiro.