20/05/2011

Promessa de inflação zero no supermercado

Fonte: Diário do Nordeste
 
Congelamento dos preços será até o dia 29 deste mês. Produtos de primeira necessidade encabeçam a lista

São Paulo/Fortaleza A rede varejista Carrefour lançou ontem no Brasil a campanha "Inflação Zero", que pretende comercializar dezenas de produtos com o mesmo preço de um ano atrás até o dia 29 deste mês.

"Para oferecer esta vantagem aos consumidores, o Carrefour resgatou a lista de produtos e preços anunciados no mesmo período de 2010, que serão divulgados novamente nesta campanha sem nenhuma alteração", informou a varejista em comunicado à imprensa.

Lista de produtos

Segundo a nota, entre as dezenas de itens que participam da ação, os destaques são produtos de primeira necessidade como pão, biscoito, açúcar, extrato de tomate, creme de leite, papel higiênico, sabão em pó e detergente. Produtos dos setores têxtil e bazar completam a seleção desta campanha.

A empresa afirmou que, além da manutenção dos preços, outros produtos como azeite, milho em conserva, xampu e sabonete terão valores ainda menores em relação aos praticados há um ano. "Na expectativa do sucesso da ação, o Carrefour reforçou seus estoques para o período, negociando maiores volumes dos itens anunciados", completa o comunicado.

Outras estratégias

Enquanto isso, o grupo Walmart Brasil, representado no Ceará pelo Bompreço e Hiper Bompreço, diz que sua estratégia é adotar outra política para fidelizar clientes e praticar preços menores, chamado de Preço Baixo Todo Dia.

A iniciativa reduz o preço de produtos por um período mais longo que o proposto pelo Carrefour: semanas ou meses. A ordem é que o preço fique mais baixo todos os dias.

Com isso, o cliente escolhe o dia que ele quer fazer as compras com economia, sem precisar se limitar a comprar em um único dia da semana. Dessa maneira, de acordo com a rede, ganha o consumidor e também a gestão das lojas, com um melhor gerenciamento dos estoques por parte dos fornecedores. Desde que entrou em operação, a política de redução de preços já conta com mais de 7 mil produtos que estão cerca de 20% mais baratos.

A rede explica que isso é possível graças a ações que vão da renegociação de contratos com os fornecedores até a redefinição de sortimento das lojas. A promessa é que, a cada semana, centenas de itens sejam reduzidos até a loja toda ter preços mais baixos nos próximos meses.

O Grupo Pão de Açúcar não se pronunciou quanto à ação do Carrefour. A mesma postura adotou o Mercadinho São Luiz. Já a diretoria da Super Rede não foi localizada.