A Receita Federal da 3ª Região alerta sobre telefonemas feitos a
aposentados de pessoas se passando por funcionários do órgão para falar a
respeito de pagamento de benefícios atrasados. De acordo com o
superintendente da Receita Federal da 3ª Região, Moacy Mondado Júnior, o
órgão não realiza nenhum tipo de contato por telefone ou e-mail.
O superintendente afirma que isso pode se tratar de um golpe. “É
certamente de alguém que está querendo pegar dados das pessoas para
fazer algum procedimento que ao final vai prejudicá-las. A pessoa não
deve fornecer os dados desa forma”, alerta Mandado Júnior.
Ainda segundo Moacy Mondado Júnior, a Receita Federal realiza contato
com a população apenas de três maneiras. “Nossos contatos são por
escrito ou através de uma fiscalização e temos também o domicílio
tributário eletrônico, que são para aqueles que têm certificação digital
e permite que a receita tenha comunicação eletrônica, mas esse caso é
bem específico”.
O contato mais usual realizado pela Receita Federal é a notificação via
correio. Ainda segundo o superintendente, as solicitações de alteração
de dados são feitas pessoalmente. “A Receita não utiliza essa situação
[contato por telefone]. O que vai acontecer no máximo é solicitar o
comparecimento pessoalmente para prestar alguma informação”, afirma.
A Receita Federal possui uma central de serviço para a população por meio do número 146.
Fonte: g1.com.br/ce