05/08/2021

Reunião da FASPE define novas ações em defesa dos servidores aposentados

                                  

Aconteceu nessa quarta-feira, 4 de agosto mais uma reunião da Frente em defesa dos Aposentados do Serviço Público Estadual- FASPE, um grupo formado por representantes de servidores públicos aposentados do Ceará que fazem parte de Associações e sindicatos na área da educação, tributos, cultura e outras áreas administrativas. Um movimento de união que ganha força a cada encontro por meio de novas adesões e que prioriza a criação de uma agenda de atividades em defesa de servidores aposentados e pensionistas de forma específica. 

No terceiro encontro, estiveram reunidos representantes das entidades AAFEC, ASSEEC, SINTAF, ASSECULT, FUASPEC e MOVA-SE. A proposta é a adesão de outras entidades nas áreas da segurança e saúde também. Segundo Jaime Cavalcante, diretor de aposentados do SINTAF, há muitas representações de associações e sindicatos pelos servidores, mas poucas instituições focam nos direitos dos aposentados e pensionistas e o objetivo da FASPE é mobilizar e lutar pelos direitos desse público junto às demais entidades. 

Alguns assuntos fizeram parte da pauta deste encontro das entidades: definição do nome do movimento, slogan, divulgação e mobilização, cronograma de ação na luta dos pleitos, contato com instâncias públicas e políticas, apresentação e esclarecimentos sobre os objetivos do MOVA-SE e FUASPEC em relação a pauta específica do FASPE. Segundo Jeruza Feitosa de Matos, diretora financeira do Mova-se as duas instituições representam todos os servidores do Estado em todas as instancias e vão agregar e trabalhar diretamente com o FASPE. 

Embora existam muitas instituições de servidores no Estado, a maioria delas não pauta de forma especifica as demandas dos aposentados, assim afirma Henrique Jorge Barreira, diretor da ASSECULT. Henrique defendeu a ideia de se criar em cada entidade um direcionamento especifico voltado à luta dos aposentados e pensionistas, como funções de diretoria, coordenações, núcleos, etc.

Dentre os assuntos, também ficou deliberado reuniões com a Cearaprev e com o Tribunal de Contas do Estado, a fim de apresentar soluções para o agravamento que afeta aposentados e pensionista, sobretudo após a cobrança previdenciária com alíquota de 14% para quem ganhar a partir de dois salários-mínimos. As negociações dos pleitos também percorrerão em outras instancias, como a Procuradoria Geral do Estado- PGE e a Secretaria de Planejamento- SEPLAG.

Após o encaminhamento destas primeiras demandas, será realizada pela FASPE uma live informativa sobre como estão os encaminhamentos da frente. O evento online serviria também como mobilização dos aposentados e pensionistas do Estado. 

Sobre a importância da criação da FASPE, ao final da reunião alguns representantes ressaltaram a importância da unidade e adesão das demais entidades do Estado:

“Muitos aposentados da Educação já nos retornaram ao saber da criação desta frente e estão felizes que há agora uma representação oficial deste público. Isso é muito positivo, pois representa esperança para eles por estarmos dando força e ânimo, mostrando que não podemos deixar nossa essência como servidores aposentados”. Rita de Cássia Gomes de Araújo (Ritinha Bacana). 

“Os aposentados e pensionistas agora têm a quem procurar, sugerir e opinar, pois a frente existe como um canal entre todas as entidades. Assim nos fortalecemos e conseguimos lutar pelos direitos específicos dos aposentados e pensionistas”. Jaime Cavalcante, diretor de aposentado do SINTAF.

“Hoje nossa força é grande e ela estava inércia. No momento que tomarem conhecimento da criação dessa frente esse movimento pode se tornar bem maior e conseguiremos grandes feitos”. Orion Bonfim, diretor administrativo da AAFEC. 

 

Fonte: FASPE