27/09/2010

Saiba como administrar seu cartão de crédito

Fonte: O Povo
 

Fonte de crédito rápido e sem burocracia, o cartão de crédito se dissemina velozmente pelo país. Exatamente por fornecer dinheiro instantâneo, no entanto, é também o meio de pagamento que embute os maiores juros.

Os limites de crédito alto e a possibilidade de pagar apenas uma parte da fatura, empurrando o restante para o próximo mês, criam armadilhas para um endividamento descontrolado. Para Márcio Rodrigues, professor de Finanças da Investeducar, a primeira medida para não gastar além da conta no cartão é ter controle constante das despesas.

Ele aconselha que o consumidor consulte com frequência seu extrato on-line no site do banco. Outra opção é guardar os comprovantes de compra e depois registrar os gastos numa planilha.

“É preciso ter noção, em tempo real, de quanto está sendo gasto. Quem não faz esse acompanhamento acaba se surpreendendo depois com a fatura”, observa.

 

Limite próprio

Rodrigues também orienta o usuário do cartão a não se guiar pelo limite de crédito, que costuma ser muito alto.

Segundo ele, o consumidor deve estabelecer um limite próprio, de acordo com sua capacidade de gastos, e ultrapassá-lo apenas no caso de uma emergência. O educador financeiro Mauro Calil, por sua vez, considera que a soma dos limites dos cartões não deve ultrapassar 50% da renda líquida da família.

“Muitas contas não são pagas no cartão; então, não se pode gastar todo o dinheiro com isso’’, aconselha o educador financeiro.

Calil também recomenda evitar parcelamentos. “Não adianta parcelar as compras do supermercado, pois, no mês seguinte, tem mais supermercado”.

Três é demais

Os dois especialistas recomendam ter, no máximo, dois cartões. Para Calil, o melhor é ter 15 dias de intervalo entre as datas de vencimento, que devem ser próximas dos dias de recebimento do salário.

Rodrigues diz que pagar o cartão deve ser prioridade. Se não houver recursos suficientes, é melhor buscar um empréstimo no banco com juros mais baixos para quitar a fatura no prazo.

“Nunca pague a parcela mínima’’, concorda Calil. “Antes do vencimento, ligue e negocie os juros e o parcelamento da dívida. Só volte a usar o cartão quando o débito estiver quitado”. (da Folhapress)

DE OLHO NO BOLSO

Dicas para usar melhor o cartão de crédito

O limite de crédito não deve ultrapassar metade da renda da família

Não use mais de dois cartões de crédito

Negocie com o banco a taxa da administração do cartão

Se não conseguir pagar a fatura, pare de usar o cartão imediatamente

Evite pagar apenas a parcela mínima. Se não puder honrar a fatura, avise ao banco antes e negocie o parcelamento

O ranking dos juros* (Taxa ao mês, em % )

Cartão de crédito - 10,69 % Cheque especial - 7,47 % Empréstimo pessoal- 4,85 % Crédito direto do consumidor- 2,46 %

* Taxas médias em agosto Fonte Anefac

Os tipos de dívidas das famílias (setembro de 2010)

Cartão de crédito - 71,5% Cheque especial - 8,4% Cheque pré-datado - 3,9% Crédito consignado - 3,9% Crédito pessoal - 10,7% Carnês - 24,6% Financiamento de carro - 10,4% Financiamento de casa - 3,3% Outras dívidas - 3,0%

Fonte: CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo)