27/01/2022

Saiba como diferenciar os sintomas de gripe e Covid-19

 

Simultaneamente à pandemia Covid-19, surgiu no início deste ano  um novo surto de Influenza no país. Os sintomas das doenças, ambas respiratórias, são bem semelhantes, e podem confundir a  mente do infectado. Para ajudar a diferenciar essa gripe do coronavírus, destacamos aqui informações importantes sobre os sintomas de cada enfermidade. São eles:

 

Sintomas da Gripe: os sintomas da gripe comum são a febre súbita, tosse geralmente seca,  dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode ser forte e durar duas ou mais semanas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os sintomas da H3N2 são os mesmos, porém, tem a capacidade de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e em pessoas com imunidade comprometida. 

 

Sintomas de Covid: no início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que os sintomas mais comuns da doença eram febre, tosse seca, cansaço e perda do paladar ou do olfato. Mas com o surgimento de novas variantes, esses sinais tiveram mudanças. Os sintomas da variante Delta, por exemplo, se identificavam como febre, tosse persistente, coriza, espirros e dor de cabeça e garganta. No caso da variante Ômicron, as pessoas infectadas apresentam dores pelo corpo, dor de cabeça, dor de garganta e, sobretudo, um cansaço extremo, que não é comumente visto na variante Delta. 

 

Fonte de pesquisa: Instituto Butantan