10/09/2021

Secretaria comemora aniversário de 185 anos e Dia do Fazendário com programação especial

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep) e da Coordenadoria de Relações Institucionais (Corins), realiza, neste mês e início de outubro, uma programação especial para comemorar o aniversário de 185 anos da instituição e o Dia do Servidor Fazendário, celebrados em 26 e 28 de setembro, respectivamente.

As ações serão voltadas para a valorização dos servidores, da memória institucional e do patrimônio histórico. Estão previstas diversas atividades, entre elas a reinauguração do Centro de Memória da Fazenda, o lançamento da nova edição do livro que conta a história da Sefaz, a abertura de uma exposição cultural, homenagens aos aposentados e uma sessão solene na Assembleia Legislativa.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, destaca a importância de festejar a trajetória do órgão. “Compreendemos que a história do Fisco confunde-se com a história da administração pública e mesmo com a do próprio Estado e dos cearenses, motivo pelo qual nossa gestão tem se mostrado atenta à memória fazendária, com a manutenção de seu patrimônio histórico e cultural. A Sefaz é uma das mais antigas e importantes secretarias do Ceará.”

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, destacou que os atos comemorativos reforçam os valores da instituição. “Vamos reinaugurar o Centro de Memória em grande estilo, disponibilizando para a população um espaço de preservação e de reflexão do conhecimento fazendário e de valorização da memória institucional e, em decorrência, da sociedade cearense. Também teremos a homenagem aos aposentados, como um momento de reconhecimento e agradecimento àqueles que ofereceram a sua vida laboral ao desenvolvimento da nossa Sefaz.”

 

Programação

As atividades iniciam no dia 28, às 9h, com um evento em comemoração ao Dia do Servidor Fazendário no auditório da Secretaria da Fazenda, localizado na sede III do órgão. Na ocasião, será lançada a 2ª edição do livro “Sefaz: Um Tributo à História”. Em seguida, às 11h, será a vez da reinauguração do Centro de Memória da Fazenda, situado na sede I da Secretaria. Também haverá a abertura da exposição Notas de Memórias, que abrigará parte do acervo da instituição, que reúne documentos, fotografias, móveis e utensílios. Para essas ações de preservação do patrimônio histórico, a Sefaz conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado.

No dia 29, às 16h, será promovida uma celebração ecumênica virtual, com a participação do pastor Mário Levy, do padre Dom Gabriel do Amaral e do conferencista espírita Nilton Sousa. Já o dia 30 será marcado pela homenagem a servidores que se aposentaram ou faleceram no período de setembro de 2020 a julho de 2021. O encontro será às 15h por videoconferência.

A agenda se encerra no dia 1º de outubro, com a realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa para comemorar o aniversário da Sefaz e homenagear os ex-secretários da Fazenda.

 

Confira a programação:

 

Fonte: SEFAZ