03/05/2023

Secretário da Fazenda inaugura série de encontros com variados segmentos sociais

A série Café com Ideias é mensal e pretende focar na escuta e na reflexão de experiências, além da valorização de atores importantes para a economia regional

 

O titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fabrízio Gomes, recebeu o empresário e ex-secretário do fisco estadual, Ednilton Gomes de Soárez, na tarde do último dia 20/4, no gabinete do órgão, para troca de experiências, em conversa informal. O encontro inaugura a série mensal Café com Ideias, que pretende a escuta e a reflexão compartilhadas das demandas dos setores produtivos e a valorização de atores sociais importantes para a economia regional.

 

O bate-papo descontraído no fim da tarde, às vésperas do feriado, acompanhado por café, empadinhas e bolo de maracujá, delineou lembranças de trajetórias profissionais e análises sobre decisões econômicas nacionais e regionais, de ontem e de hoje, conectadas com o dia a dia do cidadão cearense. Além disso, o momento proporcionou o vislumbre da continuidade de deliberações mais resolutivas e atentas às necessidades da população.

 

Dos pontos tratados pelo secretário e ex-secretário, destacam-se os caminhos e os descaminhos da reforma tributária; os interesses da população diante da parceria necessária e fortalecida entre setor público e setor privado; o combate à corrupção nas gestões públicas; a irrevogável realidade das energias renováveis, com especial atenção ao hidrogênio verde; e o conjunto de regras, medidas e parâmetros fundamentais que devem conduzir uma política tributária sustentável, por meio do arcabouço fiscal.

 

Para o secretário Fabrízio Gomes, foi um momento rico de interação por meio de um diálogo aberto e franco. “Eu sempre acreditei que ninguém põe em prática grandes transformações sozinho. Eu sempre acreditei na troca, no diálogo, na percepção atenta ao que já foi feito para se construir um presente mais significativo. Em se tratando de serviços públicos, de se conectar com a realidade dos mais necessitados, essa percepção é ainda mais urgente, pra mim. O Café com Ideias pretende cumprir essa função de escuta, de reflexão e de valorização de quem veio antes de mim e de quem faz acontecer. Estou muito feliz com esse encontro com Ednilton e com esse formato leve e verdadeiro, que iniciamos hoje, de pensar um Ceará mais justo para todos.”

 

De acordo com o empresário Ednilton Soárez, o secretário atual acerta em ser, sobretudo, escuta. “É muito boa a iniciativa de fazer essa troca de ideias, essa conversa que é informal, mas é produtiva, porque a gente mostra para ele o que a gente já fez, mostra nossas percepções e experiências, e o Fabrízio mostra as ideias novas. É uma proposta muito interessante de caminhar, como chefe de Estado.”

 

As próximas edições da série Café com Ideias devem acontecer na segunda quinzena de cada mês, sempre com convidados de relevante atuação social, reconhecidos como potencializadores da economia cearense.

 

Primeiro convidado Café com Ideias

Ednilton Gomes de Soárez

Nascido em 27 de dezembro de 1944, cursou o ensino básico no Colégio 7 de Setembro, propriedade dos pais professores Edilson Brasil Soárez e Nila Gomes de Soárez. Graduou-se em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu o Master em Business Administration, pela New York University. Atuou como consultor e diretor de grandes empresas no Ceará. Após o falecimento dos pais, assumiu, com os irmãos, a direção do Colégio 7 de Setembro, fundando, nos anos 2000, a Faculdade 7 de Setembro, que depois se tornou o Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), sob sua gestão. Exerceu o cargo de Secretário da Fazenda do Estado do Ceará entre 1995 e 2002. Foi coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) por um período de seis anos. De 2004 a 2020, foi Cônsul Honorário da Finlândia nos Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.