13/01/2023

Sefaz apresenta secretariado e reforça compromisso de melhorar a vida dos cearenses

 

Em cerimônia na sede do órgão, o titular da Sefaz afirmou que sua gestão terá foco na sustentabilidade fiscal e no diálogo

 

O novo secretário da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará), Fabrízio Gomes, se apresentou, nesta sexta-feira (13), aos servidores e colaboradores da instituição. A cerimônia de posse simbólica ocorreu no auditório do órgão, em Fortaleza. O gestor, que é economista, foi oficialmente empossado no dia 1° de janeiro pelo governador Elmano de Freitas. Prestigiaram o evento ex-secretários da Fazenda, autoridades e representantes das entidades fazendárias.

 

O secretário Fabrízio Gomes enfatizou o compromisso de cumprir a missão da Sefaz, que é de “melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade”. Ele afirmou que todo servidor e colaborador deve ter o propósito de trabalhar para reduzir as desigualdades sociais.

 

“Em 2021, a gente tinha um terço da população cearense abaixo da linha da extrema pobreza. Você já imaginou alguém viver com R$ 89 (dados de 2021) no mês? São três milhões de cearenses nessa condição. É um privilégio a gente estar aqui para ajudar essas pessoas. A gente tem que saber que é para elas que é o nosso trabalho”, reforçou Gomes.

 

 

O titular da Sefaz também ressaltou que sua gestão terá foco no diálogo e na sustentabilidade fiscal e econômica do Estado. “Quero trazer todos para a construção de uma gestão justa, que vai primar pelas pessoas e pelo diálogo. Algumas vezes vai precisar ser dura, mas o objetivo é fazer o melhor para o povo cearense. (..) E minha função é que todos saiamos mais felizes ao fim desta gestão. A prosperidade é construída de forma conjunta.”

 

A ex-secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba (gestão 2019-2022), gravou um vídeo em que desejou muito sucesso para o colega. “Desejo tudo de melhor para o Fabrízio. Que ele possa ter uma gestão extremamente exitosa e que continue colocando o Ceará em um espaço de destaque nacional, de integridade e de trabalho sério junto às finanças públicas.”

 

Na ocasião, Gomes anunciou os secretários executivos que vão auxiliá-lo na administração da Fazenda. São eles: Liana Machado (Receita), Márcio Cardeal (Tesouro e Metas Fiscais) e Saulo Toscano (Planejamento e Gestão Interna). Também foram divulgados os coordenadores das diversas áreas da instituição. Conheça os secretários executivos.

 

 

Compuseram a mesa da solenidade o diretor geral da Fundação Sintaf, Liduíno Lopes; a presidente da Caixa de Assistência do Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), Maria Ivany Araújo; o diretor do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Carlos Brasil; o presidente da União dos Funcionários Fazendários do Ceará (Uffec), Antônio Rubens Teixeira; o diretor executivo da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará (Auditece), Juracy Soares; a presidente da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais (Aafec), Márcia Ximenes; o diretor da Cafaz Corretora, José Anastácio de Lima; o deputado federal e ex-titular da Sefaz, Mauro Benevides Filho (gestão 2007-2013/2015-2018); e a secretária de Planejamento e Gestão Interna do Estado, Sandra Machado.

 

Também estiveram presentes os ex-secretários Francisco José Lima Matos (gestão 1987-1990), Ednilton Gomes de Soárez (1995-2002), José Maria Mendes (2003-2006) e João Marcos Maia (2013-2014 e 2018). O ex-vereador e fazendário aposentado Idalmir Feitosa; o presidente da Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar), Carlos Eduardo Marino; o presidente da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE), Hamilton Sobreira.

 

 

Homenagens

A manhã reservou ainda um momento de reconhecimento ao trabalho dos servidores e colaboradores da Sefaz. O secretário Fabrízio Gomes entregou um exemplar do livro “Sefaz – Tributo à História” a cada homenageado.

 

Auxiliar de serviços gerais: Tereza Cristina Santiago

Motociclista: Sebastião Soares

Auditor jurídico: Anderson de Carvalho

Auditora de TI: Joinville Cunha

Auditora adjunta: Diana Célia Andrade

Auditora fiscal: Cláudia Apolônio

Auditor contábil: Gabriel Bueno

Auditor assistente: Gino César

Colaborador: Marcelo Eduardo Lamas

Aposentada: Juanita Mota

 

Os representantes da Cafaz e da Fundação Sintaf entregaram lembranças para Fabrízio Gomes.

A solenidade contou com as apresentações musicais dos fazendários Luiz Fernando (saxofone), Vitor Soares (vocal) e Johnathan Lima (violão).

 

 

Conheça o secretário

Baiano, o economista Fabrízio Gomes Santos é formado pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal), tendo feito mestrado e doutorado em Economia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ocupa o cargo de Auditor Fiscal Contábil Financeiro da Receita Estadual do Ceará desde 2007. Também é conselheiro fiscal da Companhia de Participação de Ativos do Ceará (CearaPar), membro do conselho de investimentos da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (CearaPrev) e professor universitário, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal e Finanças Públicas. Foi secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Sefaz de 2019 a 2022.