30/09/2014

Semana do Idoso realiza capacitação nesta terça-feira em Macaé, no RJ

Programação vai até quinta-feira (2) com diversas atividades. Nesta quarta-feira (1º) serão comemorados 11 anos do Estatuto do Idoso.
 
Para comemorar o Dia Nacional e Internacional do Idoso, foi aberta nesta segunda-feira (29), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Ajuda de Baixo, a “Semana do Idoso”, reunindo cerca de 200 participantes. A programação da Semana Municipal do Idoso segue nesta terça-feira (30), com a capacitação para profissionais socioassistenciais do município, visando fortalecer a rede para efetivar políticas públicas.

Na quarta-feira, (1º), haverá comemoração aos 11 anos de publicação do Estatuto do Idoso com uma tarde de serviços – Beleza, Cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia, massagem e atividade física, música e apresentação cultural infantil, com a participação da Semtre, Universidade Estácio de Sá, Cemeaes, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Nova Esperança. Na quinta-feira (02), haverá um desfile de modas e apresentação de talentos (Terceira Idade), oficina de culinária, (Nutrição da Catan/UFRJ) e curso de corte e costura (Cetep).

"Nos últimos cinco meses foram realizados 234 cadastros de idosos que realizaram avaliação geriátrica ampla e na academia que conta com a parceria do Cemeas, foram 65 idosos inscritos", explicou a subsecretária Catarina Souza, fazendo um balanço das ações realizadas este ano. “Em parceria com a Mobilidade Urbana, foi instalado um abrigo no ponto de ônibus próximo para proteger nossos idosos do sol e da chuva; promovemos em junho uma caminhada de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, fizemos a festa julina como forma de lazer e integração social, além de uma sensibilização com os motoristas da SIT sobre o uso do transporte por parte de pessoas com necessidades especiais, como é o caso dos idosos”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles falou que em Macaé a política do idoso é trabalhada em conjunto, onde os órgãos municipais se integram pela causa. Ela alertou que programas de valorização do idoso precisam ser feitos de imediato, pois a tendência do Brasil é o envelhecimento. “A expectativa no país é que haja um aumento da população idosa, somado a isso há também a queda da fecundidade. Está previsto para 2060 que 30 por cento da população seja idosa no Brasil”, asseverou.

Fonte: www.g1.globo.com