08/09/2022

Setembro amarelo- "A vida é a melhor escolha!"

Setembro amarelo-

É chegada mais uma campanha “Setembro amarelo, salva vidas!”, em menção ao combate ao suicídio e em 2022, a campanha traz como lema “A vida é a melhor escolha!”. A ação é realizada no Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM e conta com uma agenda de ações de combate ao suicídio por todo Brasil.

Para os idealizadores da Campanha no Brasil, o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Os dados ainda apontam que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. 

No encontro mensal deste mês na AAFEC, abordaremos sobre a Campanha por meio da CAFAZ saúde que realiza durante este mês uma agenda de atividades sobre a Campanha. Para saber mais, acesse os canais de comunicação da CAFAZ Saúde, clicando aqui.

Confira o material da Campanha nacional:

Clique aqui se deseja baixar a Cartilha “Suicídio”

Clique aqui se deseja baixar o folheto sobre “Fatores de risco e sinais de alerta”

Clique aqui se deseja baixar a cartilha sobre “como ajudar?”