10/09/2020

Setembro amarelo- Campanha nacional de combate ao suicídio

Do dia 1 a 30 de setembro promove-se a campanha de combate ao suicídio adotando como mote “setembro amarelo”. A campanha é brasileira e existe desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O dia 10 deste mês é o dia central da campanha de conscientização.

A proposta da campanha é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. O suicídio é reconhecido como problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo considerada uma das principais causas de morte do mundo, no entanto, ainda é tabu falar de suicídio.

O Sistema de Informação sobre Mortalidade indica que por ano 11 mil pessoas tiram a própria e esta é a quarta maior causa de morte entre os 15 a 29 anos. O Ceará é o estado com maior número de registros de suicídio no Norte e Nordeste. Mais de 5.600 cearenses tiraram a própria vida entre os anos de 2011 e 2015, por exemplo. 

Segundo a OMS, o suicídio pode ser prevenido em 90% dos casos se houver atenção aos sinais ou se o pedido de ajuda for levado a sério. Por isso, a importância de falar sobre o assunto para que as pessoas fiquem atentas aos sinais e saibam como lidar quando perceberem o comportamento das pessoas que pensam em suicidar-se. 

Fique atento aos sinais e comportamentos:

- Isolamento;

- Mudanças marcantes de hábitos;

- Perda de interesse por atividades de que gostava;

- Descuido com aparência;

- Piora do desempenho na escola ou no trabalho;

- Alterações no sono e no apetite;

- Frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.