18/01/2011

Sintaf abre espaço na agenda do Governo e avança na resolução das questões de interesse da categoria

Fonte: Sintaf
 

 

Na noite de ontem (12/1), após reunião em que o Fórum Unificado dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) apresentou a sua pauta de reivindicações para 2011, dirigentes do Sintaf tiveram uma reunião reservada com o governador Cid Gomes no Palácio da Abolição, com a presença do secretário da Fazenda, Mauro Filho, do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e do vice-governador, Domingos Filho.

Na oportunidade, os diretores do Sindicato explicaram a situação de instabilidade salarial vivida pelos fazendários, que sofrerão perdas da ordem de 50% na produtividade mesmo com aumento da arrecadação em 2011. Assim, insistiram no atendimento de uma das principais reivindicações da categoria: a instituição de um piso para o Prêmio por Desempenho Fiscal (PDF). O governador se prontificou a resolver a questão e orientou o secretário Mauro Filho a receber o Sintaf, a fim de encontrar uma solução imediata para resolver o impasse.

Governador concede 5% de ajuste linear aos servidores

O Sintaf, que compõe a coordenação do Fórum Unificado dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), teve assento à mesa de negociação com o governador na noite de ontem. Dentre as propostas de interesse geral dos servidores do Estado assumidas como compromisso de campanha de Cid Gomes, foi confirmada a antecipação da data-base para 1º de janeiro de cada ano, o reajuste da inflação (IPCA) do semestre julho a dezembro de 2010 e 2% de ganho real. Como o a inflação foi de 2,74% no semestre considerado, o governador propôs inicialmente um reajuste de 4,74%.

Na ocasião, o diretor do Sintaf, Ângelo Araújo, fez uma exposição ao governador e aos secretários presentes – do Planejamento e da Fazenda, além do procurador-geral –, demonstrando que um reajuste de 10% na mensagem a ser enviada para a Assembleia Legislativa não comprometeria o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Após os debates, o governador concedeu um reajuste linear de 5% para todos os servidores do Executivo Estadual, retroativo a 1º de janeiro de 2011. Ele garantiu, ainda, a convocação de todos os concursados dentro do prazo e número de vagas previstas em edital.

Fonte: Sintaf-CE