17/04/2020

Sintaf confirma: Servidores públicos estaduais não sofrerão redução salarial

Os servidores públicos estaduais do Ceará foram surpreendidos nesta sexta-feira, 17 de abril, com notícia publicada na coluna Egídio Serpa, do Diário do Nordeste, sobre a redução de seus vencimentos nos meses de maio, junho e julho. O colunista aponta, como fonte, um dos secretários de Governo do Ceará, não identificado. A justificativa para a redução dos vencimentos é a superação da crise sanitária e fiscal.

Em contato com a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, o diretor de Organização do Sintaf, Lúcio Maia, questionou a informação publicada pelo Diário do Nordeste. “A secretária Fernanda me respondeu que não haverá redução de salário”, disse o diretor.

Lúcio enfatizou, ainda, que neste momento de crise é fundamental preservar salários e emprego. “Não iremos aceitar redução de salário!”, acentuou. “Enquanto Diretoria do Sintaf, encaminhamos no início desta semana, à Administração Fazendária, documento com medidas para incrementar a arrecadação estadual. Já o Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice) divulgou estudo com propostas para o enfrentamento da crise nacional. Há alternativas”, enfatiza Lúcio,

 

Governador desmente fake news

No último dia 14, em entrevista à TV Verdes Mares, o governador do Ceará, Camilo Santana, garantiu que o pagamento dos salários dos servidores estaduais será feito integralmente, mesmo com a diminuição da arrecadação do ICMS durante o período da crise causada pelo novo coronavírus.

O Governador desmentiu informações falsas que circulam nas redes sociais, afirmando que haveria uma diminuição dos vencimentos dos servidores estaduais. Camilo foi enfático em dizer que não haverá redução. “Quero deixar claro [que haverá] o pagamento rigorosamente em dia dos servidores do estado do Ceará”, disse. (com informações do G1 Ceará).

 

Fonte: SINTAF CE