16/04/2012

Sintaf debate com Administração da Fazenda questões de interesse dos fazendários

Na última quinta-feira, 12 de abril, a Diretoria do Sintaf esteve reunida com o secretário adjunto da Fazenda Estadual, João Marcos Maia, para tratar de assuntos de interesse dos fazendários. 
 
Entre os temas abordados, o Sintaf reivindicou mais uma vez a necessidade de manutenção e apoio ao projeto sócio-cultural da Secretaria da Fazenda, que vem sofrendo ameaças de ser extinto. O projeto é encabeçado pelo Coral da Sefaz, sob a batuta da regente Aparecida Silvino, e pelo grupo de teatro Fazend'Art, coordenado pela atriz e cantora Joana Angélica. João Marcos ressaltou que a Sefaz está em via de fechar uma parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) para viabilizar a continuação do projeto. A parceria deve ser concluída nas próximas semanas. Para tratar desse assunto, uma reunião foi agendada com o secretário de Cultura do Ceará, Francisco José Pinheiro, para a próxima quinta-feira (19), às 8h.
 
Outra questão debatida no encontro foi a gratificação por titulação para os servidores fazendários. Sobre o tema, ficou agendada uma reunião com o Procurador-Geral do Estado, Fernando Oliveira, que também será realizada na quinta-feira (19), às 10h, na sede da PGE, para que o assunto seja discutido com mais profundidade. O objetivo do Sindicato é dar celeridade ao processo, a fim de que o Projeto de Lei seja concluído e remetido ao Governo do Estado.
 
Suspensão é injusta e ilegal
 
Em relação à suspensão do pagamento do PDF quando o servidor se licencia por mais de 90 dias para tratamento de saúde, medida adotada pela Administração da Fazenda, o Sintaf considera a iniciativa injusta e, principalmente, ilegal, do ponto de vista jurídico. De acordo com os diretores, a Sefaz não tem competência legal para julgar o período de licença médica dos servidores, uma vez que a medida é da competência da junta médica do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC). 
 
O Sintaf ressalta que os servidores que têm sido prejudicados com essa medida da Administração devem procurar o departamento jurídico do Sindicato para externarem a situação. O Sintaf se manifesta contra esse desrespeito com os servidores por considerá-lo um abuso e uma ilegalidade.
 
Incorporação à aposentadoria da gratificação por titulação
 
Ainda na reunião, o Sintaf cobrou da Administração da Fazenda um encaminhamento e uma posição oficial no que concerne ao parecer da PGE que determina a incorporação dos proventos da aposentadoria do valor integral da gratificação por titulação, independente do tempo de contribuição à previdência do servidor sobre essa gratificação. 
 
João Marcos se comprometeu a verificar, junto à Coordenadoria Administrativa e de Tecnologia da Informação (CAT), na figura do seu coordenador, Arledo Gomes, acerca do encaminhamento da questão. Na MENP Setorial do dia 22 de março, o Sintaf encaminhou à Administração Fazendária parecer da PGE favorável à incorporação imediata dessa gratificação aos proventos do servidor. 
 
Reunião MENP

Na tarde de hoje, 16 de abril, a partir das 14h30min, na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o Sintaf participará – como um dos coordenadores do Fuaspec – da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP Central), em reunião com o secretário Eduardo Diogo. As diversas questões a serem tratadas serão publicadas no boletim de amanhã (17).
 
.: Matérias relacionadas
 
 
Fonte: Sintaf Ceará