09/03/2021

Sintaf destaca lutas da categoria e eleições sindicais em reunião mensal da AAFEC

A convite da Diretoria da AAFEC, o diretor de Organização do Sintaf, Lúcio Maia, participou da reunião mensal da entidade, que aconteceu na manhã desta terça-feira (9/3), por meio de videoconferência. Na ocasião, o diretor parabenizou todas as mulheres pelo seu dia, decorrido ontem, ressaltou a importância do isolamento social para conter o novo coronavírus e destacou as principais lutas da categoria no contexto atual, além das eleições sindicais que se aproximam.

O primeiro passo para as eleições do Sintaf aconteceu na Assembleia Geral do dia 26 de fevereiro, quando os filiados elegeram cinco nomes para compor a Comissão Eleitoral do pleito 2021: Osvaldo Rebouças, João Batista Medeiros, Erasmo Militão, Elvira Rosa e Rita Franco. “Nosso mandato termina em junho deste ano. A Comissão Eleitoral vai elaborar o regulamento e haverá o período de inscrição de chapas. Acreditamos que a votação seja eletrônica, como foi da outra vez. Desde já peço a todos que votem, ajudando a fortalecer o Sindicato”, pediu Lúcio.

O diretor enfatizou, ainda, duas grandes conquistas recentes: a efetivação da regulamentação do teto remuneratório e a incorporação de 62% do piso do PDF para todos os fazendários, incluindo aposentados e pensionistas, com a publicação da Lei nº 17.393/2021, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 03/03/2021. “Faltam os 38% restantes da incorporação do piso, demanda que será tratada diretamente com o governador Camilo Santana. O objetivo é incorporar até o final de seu mandato”, apontou. “Pedimos a AAFEC para nos apoiar nessa luta”.

Lúcio Maia falou ainda sobre a reinvindicação de concurso público para todos os cargos da Sefaz, incluindo o Auditor Fiscal Adjunto, sob pena de prejuízos à atividade de fiscalização. Ele também destacou a luta pela regulamentação da média dos últimos 24 meses de PDF para todos os fazendários no ato da aposentadoria – direito retirado dos servidores após a reforma da previdência estadual, por meio de parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “Já elaboramos o projeto para regulamentar a média dos 24 meses de PDF e encaminhamos à secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. O objetivo agora é discutir com a PGE”, explicou Lúcio, ação que tem sido prejudicada por força do lockdown.

Ao final da intervenção do diretor, a presidente da AAFEC, Elenilda dos Santos, agradeceu o trabalho do Sintaf em prol de todos os fazendários. “É uma luta mesmo, diária. A incorporação de 62% do piso do PDF é uma grande vitória, já que o PDF é questionado desde 2004; essa incorporação deixa os aposentados tranquilos”, afirmou. “Agora vamos torcer pelos 38% restantes. A AAFEC continua parceira, inclusive no apoio às eleições do Sintaf”, garantiu.

 

Fonte: SINTAF/CE