21/12/2020

Sintaf: há 32 anos, o Sindicato de todos os fazendários

                     

 

Há 32 anos, em 17 de dezembro de 1988, nascia o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf). O objetivo foi um só: construir uma entidade forte, que congregasse toda a categoria e lutasse pelos direitos de todos os fazendários.

Ao longo dos anos, por sua postura responsável, transparente e aguerrida, o Sintaf se consolidou como um dos sindicatos mais atuantes e fortes no Estado e no país, alcançando o respeito do Governo quando na negociação dos pleitos da categoria fazendária.

São inúmeras as conquistas ao longo de sua história. A primeira grande vitória foi a aprovação do primeiro Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da categoria, no ano de 1994, em que todos os servidores fazendários foram incluídos no grupo TAF, fruto da greve histórica de 1991.

O Prêmio por Desempenho Fiscal (PDF) foi conquistado em 2004; o requisito de nível superior como condição de ingresso na carreira fazendária, tendo em vista a importância das atividades da Sefaz para sociedade cearense, em 2013; a Emenda Constitucional que reconhece a Administração Fazendária como instituição essencial ao funcionamento do Estado, assegurando as autonomias administrativa, funcional, orçamentária e financeira à Sefaz e prevendo a criação da Lei Orgânica da Administração Fazendária, em 2014; e a extensão da Gratificação de Risco de Vida para todos os integrantes do Grupo TAF, em 2016.

A conquista mais recente foi a regulamentação do teto remuneratório para todos os servidores do Estado, através da aprovação da Emenda Constitucional 90/2017, cujos efeitos financeiros começaram a vigorar em 1º de dezembro de 2020. A vitória é fruto de uma luta do Sintaf ao longo de doze anos.

A incorporação do Piso do PDF para todos os servidores fazendários está sendo negociada com o Governo do Estado. Esta será a próxima conquista da categoria.

Vale ressaltar que todas estas conquistas foram fruto de muita luta, através de mobilizações e greves, porque todos os direitos da classe trabalhadora são obtidos dessa forma.

Como raras entidades de classe, o Sintaf luta por todos, ativos, aposentados e pensionistas. Ninguém fica para trás. Todas as conquistas beneficiam a todos.

O Sintaf tem ainda muito a realizar nos próximos anos, em consonância com os sonhos e anseios da categoria. Sua missão é trabalhar de forma estratégica, de olho no futuro, mas sem esquecer as lições do passado.

 

FONTE: SINTAF/CE