03/09/2014

Sintaf lança programação em comemoração ao Mês do Fazendário

última segunda-feira, 1º de setembro, o Sintaf abriu as comemorações do Mês do Fazendário com um café musical na Praça dos Fazendários, na Sefaz I. Ao som da cantora Joana Angélica e da violonista Rebeca Câmara, os servidores comemoraram a conquista da PEC da Lei Orgânica e votaram no Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Após declarar aberto o mês do fazendário, o diretor de Organização do Sindicato, Francisco Ângelo de Araújo, ressaltou a grande vitória da categoria resumindo-a em uma palavra: autonomia. “A maior parte dos servidores ainda não tem ideia do tamanho da nossa Lei orgânica”, afirmou. “Vamos com toda responsabilidade e espírito de luta continuar avançando nas nossas demandas coletivas. Um excelente mês de comemoração a todos”, completou.

Elenilda dos Santos, presidente da AAFEC, parabenizou os fazendários ativos e aposentados e convidou todos a se engajarem no movimento pela aprovação da PEC 555/2006, que extingue gradativamente a taxação previdenciária dos inativos. “A caminhada (ocorrida no último sábado, dia 30), foi um sucesso, mas a luta continua. Nós não vamos descansar até aprovar a PEC 555 e acabar com essa injustiça contra os servidores públicos. Conto com cada um de vocês para fortalecer esse movimento”, disse Elenilda.

Na oportunidade, foi aberta, na Sefaz I, a votação no Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O Plebiscito fará a coleta de votos em todo o Brasil de 1º a 7 de setembro. Os brasileiros são convidados a responder à pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana para o sistema política?”. A campanha pretende captar 10 milhões de “sim” com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional e os parlamentares para a vontade da população de mudanças estruturais no sistema político.

Confira a programação completa do Mês do Fazendário:

1º de setembro: Café com Música na Praça dos Fazendários, com café da manhã e apresentação da dupla Joana Angélica e Rebeca, a partir das 9 horas.

1º a 7 de setembro: Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Urnas fixas no Sintaf, AAFEC, Cafaz e portaria da Sefaz I. Urnas itinerantes percorrem as unidades fazendárias.

4 de setembro: Sarau das Palavras na comunidade Poço da Draga, a partir das 16h30, no Café Atlântico, próximo à Caixa Cultural.

8 e 16 de setembro: Visitas da diretoria do Sintaf às unidades fazendárias.

11 de setembro: Sarau das Palavras em homenagem aos servidores, a partir das 17h, na sede da AAFEC.

23 de setembro: Seminário de Educação Fiscal (realização Sefaz, em parceria com o Sintaf)

26 de setembro: Seminário com o tema “Servidor Fazendário: Agente da Cidadania”, das 13h30 às 18h, no Marina Park Hotel, seguido de Happy Hour para comemorar o Dia do Fazendário.

A definir: Abertura da Copa da Integração Fazendária, a partir das 8h30, na UFFEC Pacheco.

Um pouco da história

O Dia do Fazendário é comemorado em 28 de setembro. A data é uma referencia à criação do serviço de Fiscalização no Estado do Ceará, criado por meio da Lei nº 58, de 26 de setembro de 1836, quando José Martiniano de Alencar era o presidente da então Província do Ceará. Com a Constituição Política do Estado do Ceará em 1891, o órgão arrecadador teve seu nome alterado, por meio de decreto, para Secretaria dos Negócios da Fazenda, ocorrendo a sua instalação em 28 de setembro de 1891.

O Servidor Fazendário é responsável pela fiscalização, tributação e arrecadação de impostos para o Estado, serviço essencial e de grande relevância à administração pública, numa das atividades mais antigas do serviço público cearense.

Fonte: Sintaf Ceará