21/05/2010

Sintaf resgata Coral da Sefaz

Fonte: Sintaf
 
Ao principio tímidas, logo as vozes vão ganhando força e enchendo todo o Auditório da Sefaz III. São contraltos e barítonos, sopranos e tenores unidos pela voz e sentimento. São fazendários e fazendárias unidos pelo amor à música e o compromisso com a cultura.

Já passa das 16h, e há alguns minutos cerca de 10 pessoas estão ensaiando canto coral com a professora, intérprete, compositora e regente cearense, Aparecida Silvino. Com o passar do tempo, outros vão se juntando ao grupo e logo as primeiras cadeiras vão se enchendo. Alguns preferem sentar-se no chão ao lado da professora, que trabalha não apenas a técnica vocal como a desinibição. Ela mesma faz o alerta para aqueles que temem juntar-se ao coral: “Não precisa ter medo. Quando a pessoa começa com os ensaios, ela pega o vírus do canto coral e nunca mais se cura”.

E parece ser verdade. Alguns estão desde o início como Joãozinho, Nazário, Sandra Valda, Eveline Frota e Jacqueline Mont’Alverne, que está felicíssima com o retorno do Coral: “Ele é muito importante, é uma referência da Sefaz” E completa: “O coral funciona como uma terapia, como uma atividade de socialização”.

Eveline é da mesma opinião: “O Coral agrega. Este é um momento em que agregamos pessoas. Com a benção de Deus, o Sintaf teve a grande idéia de reviver o Coral para não deixar morrer a cultura, a arte nessa casa. Porque sem a arte a gente não sai do lugar”.

Mas nem todos são veteranos nessa turma. Mirtes de Lima, recentemente transferida para Fortaleza, conta que sempre nutriu o sonho de participar do Coral da Sefaz. “Nós vínhamos do interior e assistíamos às apresentações e eu sempre mantive o sonho de um dia participar. Quando soube que o Coral ia voltar, eu nem acreditei. Ainda não sei se tenho habilidade, mas isso a gente vai descobrindo”.

Com habilidade ou não, o que conta é “a garra, a força de vontade, o amor pelo canto”, como ressalta Joãozinho, que aproveitou a oportunidade para convidar mais colegas homens para participarem dos ensaios.

O tempo passou rápido. Agora já são 17h. Nós vamos embora, mas a sinfonia de sons continua até o início da noite. Se você quer conhecer mais o coral, compareça aos ensaios. Ele são abertos a todos os filiados do Sintaf e acontecem no Auditório da Sefaz III às terças e quintas, a partir das 15h30.

 

SOBRE O CORAL - Criado em 1993, o Coral da Sefaz foi um importante instrumento de humanização e integração dentro da Instituição. Ganhador de vários prêmios, ele foi responsável por levar a beleza do canto coral e o prazer musical de nossos coralistas. No entanto, há 4 anos, o grupo estava sem poder ensaiar. O Sintaf resolveu abraçar essa causa e passou a patrocinar o Grupo, enquanto os problemas licitatórios não forem resolvidos. A primeira apresentação dessa nova formação do Coral será durante o Congresso Estadual dos Fazendários (Conefaz), que acontece em julho próximo.