10/07/2018

Solenidade marca posse da nova gestão do Sintaf

                          

A nova gestão do Sintaf, que estará à frente das lutas sindicais no triênio 2018-2021, foi diplomada na manhã da última quarta-feira, dia 4 de julho, no auditório da Secretaria da Fazenda do Ceará. Além da representação das entidades fazendárias, marcaram presença os deputados estaduais Evandro Leitão e Manoel Duca da Silveira, ambos fazendários e filiados ao PDT.  

Compuseram a mesa de honra o presidente da Comissão Eleitoral, José Orion Bonfim, o vice-presidente da Comissão, Francisco Airton Bandeira, o 1º Secretário, Marlen de Oliveira Costa, o diretor de Organização do Sintaf, Lúcio Maia, a diretora administrativo-financeira da AAFEC, Elenilda dos Santos, o diretor de Aposentados e Pensionistas da Fenafisco, Celso Malhani, a diretora técnico-científica da Fundação Sintaf, Germana Belchior, o presidente da UFFEC, Luiz Pontes, e o presidente da Cafaz Saúde, Marcus Augusto Ferreira.

 

Vitória de todos os fazendários

Em sua fala, o presidente da Comissão Eleitoral, Orion Bonfim, destacou o desafio inicial de realizar as eleições eletrônicas no Sintaf, de forma pioneira. “Ao final, a eleição eletrônica foi um sucesso. Como pontos positivos, podemos destacar a redução dos gastos, a comodidade para votar e a rapidez na apuração do resultado. Estamos felizes em alcançarmos essa vitória – vitória esta que é de todos os fazendários cearenses, que a partir de agora passam a contar com uma estrutura já pronta e uma boa experiência para as futuras eleições”, declarou.

 

Compromisso com a categoria

O diretor de Organização do Sintaf, Lúcio Maia, parabenizou a Comissão Eleitoral e ressaltou o compromisso da nova gestão. “Fomos eleitos com 98,67% dos votos, o que aumenta a nossa responsabilidade diante da categoria”, salientou. O diretor citou ponto a ponto as principais demandas dos fazendários cearenses, que compõem o programa da chapa eleita, dentre elas a incorporação do piso do PDF, aprovação da Lei Orgânica e melhores condições de trabalho, bem como as lutas dos servidores estaduais e nacionais, a exemplo das reforma da previdência, tributária, trabalhista e o ajuste fiscal.

 

Participação ativa dos aposentados

                         

A diretora da AAFEC, Elenilda dos Santos, parabenizou o trabalho e a competência da Comissão Eleitoral, composta por três aposentados, na condução do pleito. Ela também desejou uma excelente gestão à Diretoria eleita. “A nova gestão do Sintaf tem as melhores lideranças da Casa. Temos toda a força para garantir novas conquistas”, declarou.

 

Destaque no cenário nacional 

O diretor de Aposentados da Fenafisco, Celso Malhani, destacou a atuação do Sintaf e a “pujança representativa do Sindicato no cenário nacional”. “Continuaremos juntos nas grandes lutas do Fisco; no contexto da reforma tributária, trabalhamos por uma reformulação de conceitos, onde o tributo seja colocado como instrumento de distribuição de renda”, apontou.

 

Representatividade e união 

A diretora técnico-científica da Fundação Sintaf, Germana Belchior, parabenizou a nova diretoria pela pluralidade, ao representar os diversos cargos existentes na Sefaz. O presidente da UFFEC, Luiz Pontes, evidenciou o papel social do fazendário e desejou sucesso à nova gestão. Já o presidente da Cafaz Saúde, Marcos Augusto Ferreira, elogiou a capacidade das lideranças em formar uma equipe unificada. “No atual momento, manter a categoria unida é fundamental”, ressaltou ele.

 

Empenho redobrado 

O coordenador do Sintaf da Regional Norte, Raimundo Filho, foi convidado a falar em nome dos coordenadores regionais. Ele destacou que a nova gestão redobrará o empenho na solução das principais demandas da categoria, a fim de corresponder à confiança dos servidores. “O Sintaf caminha para os seus 30 anos. Que nós possamos alimentar esse sentimento de valorização do Sindicato e de tudo o que ele representa”, afirmou.

 

Motivação das lideranças 

Conselheiro eleito, Antonio Miranda discursou em nome do Conselho Fiscal. “Nosso trabalho será fácil, pois Lúcio mantém a contabilidade bem organizada. Ele é uma excelente liderança do ponto de vista técnico e político. É bom saber que essa gestão tem pessoas motivadas e extremamente comprometidas com a categoria”, disse ele, externando ainda sua satisfação em continuar contribuindo com o movimento sindical.

 

A missão dos delegados 

Maria Sônia Gomes do Nascimento, da Corex-Call Center, foi convidada a falar em nome dos delegados sindicais eleitos. A fazendária ressaltou que o Sintaf nasceu em 1988, junto com a Constituição cidadã, e destacou a força dos fazendários. “Com um sindicato bem organizado na base, a categoria está pronta para a luta”, enfatizou. Sônia falou ainda da importância dos delegados sindicais. “Nossa missão não é pequena. Cabe a nós mobilizar os colegas e auxiliar a nova gestão a conduzir as lutas da categoria”.

 

Posse formal  

A posse formal dos eleitos aconteceu no dia 2, na sede da Fundação Sintaf. Apesar do ponto facultativo, era imprescindível que a posse acontecesse no primeiro dia da nova gestão, a fim de não prejudicar as atividades da entidade. Na ocasião, o relatório final da Comissão Eleitoral foi apreciado e aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral. Na sequencia, cada um dos eleitos foi chamado individualmente a assinar a ata de posse.

 

 

Fonte: Sintaf Ceará