28/10/2009

Tarifas mais caras na boca do caixa

Fonte: O Povo
 
Há quem ainda seja avesso às facilidades tecnológicas e prefira realizar serviços e transações bancárias pessoalmente com um atendente. É o caso de Maria Cecília Mota, 65 anos. Toda vez que precisa sacar um dinheiro no banco, ela vai diretamente até a boca do caixa na fila preferencial. ``É bem mais fácil, cômodo e mais humano``, avalia.

Mas essa resistência de dona Maria Cecília pesa mais em seu bolso. Isso porque algumas tarifas, inclusive o de saque, ficam mais caras quando o serviço é realizado junto a um profissional do banco do que quando feito nos terminais de autoatendimento.

Dona Maria Cecília não sabia disso e já pensa em mudar seus hábitos. ``A gente sabe que existe uma taxa para cada serviço, mas eu não sabia que tinha essa diferença de taxas entre os mesmos serviços``, impressiona-se a aposentada.

No Banco do Brasil, por exemplo, segundo dados do Banco Central, a tarifa cobrada nos saques realizados na boca do caixa é de R$ 2, quando que pelo terminal de autoatendimento o valor cai para R$ 1,40.

Em algumas instituições, a transferência de recursos & TED ou DOC - feita pessoalmente com um funcionário da instituição bancária pode custar 68,75% a mais que em um caixa eletrônico ou na Internet. Nos principais bancos, a taxa para esse tipo de serviço chega a R$ 13,50 se feito pessoalmente e R$ 8 se realizado de forma eletrônica.

O fornecimento de extrato bancário no caixa tradicional também fica mais caro. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, o valor desse serviço fica 175,8% superior & custando R$ 4 - que uma consulta em um terminal de autoatendimento, cuja tarifa é de R$ 1,45.

Encargos
De acordo com o assessor técnico da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Ademiro Vian, a justificativa para que haja essa disparidade nos preços é ``muito simples``. ``É mais caro realizar os serviços com um atendente numa agência porque a instituição tem custos com a sua infraestrutura de atendimento, com IPTU, segurança, seu corpo técnico, pagamento de funcionários``, explica Vian.

Segundo ele, além dos encargos agregados ao valor das tarifas, essa diferença de valores entre as taxas bancárias de alguns serviços faz parte de uma política dos bancos em facilitar a vida do cliente e diminuir o fluxo dentro das agências.

``É sim uma forma de incentivar o correntista a procurar um terminal de autoatendimento ou serviços online``, esclarece o assessor técnico da Febraban.


>> COMPARE
As taxas bancárias no site do Banco Central, no campo ``Serviços ao Cidadão`` no www.bcb.gov.br