11/02/2009

Terra volta a tremer na zona norte do Ceará

Fonte: Diário do Nordeste
 
Sobral. A população deste município, mais precisamente da Serra do Jordão, das cidades de Alcântaras e de Meruoca, na zona norte do Estado do Ceará, voltaram a se assustar com os tremores de terra. O abalo sísmico aconteceu por volta das 11h45 de segunda-feira e atingiu 3,5 na Escala Richter. No distrito do Jordão e na localidade de São Francisco algumas pessoas chegaram a sair de casa, temendo o pior. O responsável pela leitura de um dos sete sismógrafos analógico instalados no entorno da Serra da Meruoca, Francisco Vânio do Nascimento, disse que estava fazendo a manutenção do aparelho quando ouviu o barulho. “Foi tudo muito rápido, eu fiquei sem ação quando ouvi o barulho vindo de debaixo do chão”, contou Vânio Nascimento.

Este é o primeiro tremor sentido pela população da região neste ano, depois de uma seqüência de mais de mil abalos registrados num intervalo de um ano, que começou no dia 28 de janeiro do ano passado.

Epicentro do abalo
De acordo com a Defesa Civil do município, o distrito de Jordão, em Sobral, foi mais uma vez o epicentro do tremor. A recomendação do chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Estado do Ceará, Francisco Brandão Melo — que esteve reunido com a população local na semana passada — é que tenham calma. “Os moradores terão de conviver com os abalos. Não tem jeito, pois outros abalos ainda virão”.

O subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, ao tomar conhecimento do tremor, se deslocou para o Jordão para verificar se o abalo tinha causado algum dano maior à população. “Temos que ficar vigilantes, não podemos deixar de assistir à população, principalmente numa hora como essa”, disse Marcos Costa.

Na Meruoca, os moradores também ficaram bastante assustados. O agricultor Francisco Víctor da Costa, 47 anos, disse que estava se dirigindo para o almoço quando viu as telhas da sua residência balançar. “Quando vi as telhas se mexendo não tive dúvida, era a terra tremendo”, comentou o agricultor Víctor Costa.

Já Antônio Francisco Soares informou que estava trabalhando em cima do telhado da escola da cidade quando ouviu um barulho forte e, em seguida, o tremor. “Tentei descer rápido do local, mas o choque emocional foi tão forte que tive que esperar um pouco”.

A cidade de Meruoca ainda não tem um órgão direcionado para agir em caso de calamidade, no entanto, de acordo com o chefe de gabinete da Prefeitura, Antônio Crispin do Nascimento, um projeto já está sendo elaborado para que seja criada uma Comissão de Defesa Civil no município.

“Estamos preparando uma mensagem para ser enviada à Câmara de Vereadores criando a nossa Defesa Civil, para auxiliar a nossa população, não só na questão de abalo sísmicos, mas em qualquer outra situação de emergência”, disse Crispin do Nascimento.

Apesar do tremor registrado durante o dia de segunda-feira, durante a noite, de acordo com o coordenador da Defesa Civil do município de Sobral, a população pôde repousar tranqüila. “Não aconteceu nenhum outro tremor que pudesse trazer mais inquietação para a população dessas localidades”, finalizou Marcos Costa.

ENQUETE

Como foi o tremor desta vez?

Antônia Maria Lopes de Sousa
53 ANOS
Comerciante
"Primeiro veio um barulho e, em seguida, aconteceu e eu senti um pequeno tremor".

Antônio Francisco Soares
43 ANOS
Pedreiro
"Eu tentei agir de uma maneira rápida. No entanto, o choque emocional foi forte demais".

Mais informações:
Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, em Sobral
Marcos Costa
(88) 9913.6037 - (199)