11/08/2014

Último dia para inscrição no debate “Ceará em Perspectiva”

 
 
A Fundação Sintaf, com o apoio do Sindicato dos Fazendários do Ceará, iniciará em agosto a série de debates “Ceará em Perspectiva”, que tem como eixo central a discussão dos diversos problemas vivenciados pelo Estado do Ceará e a formulação de novos caminhos para a superação das deficiências históricas que impedem o pleno desenvolvimento econômico e social do Estado.

O primeiro debate, cujo tema será “Desenvolvimento econômico e social do Ceará”, ocorrerá nesta terça-feira, dia 12 de agosto, das 8h30 às 12h, no Hotel Sonata de Iracema. Como expositores, teremos os economistas Flávio Ataliba, Diretor-Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), e Adriano Sarquis, Diretor de Estudos Econômicos do Ipece. Cláudio Ferreira Lima, consultor e ex-secretário do Planejamento do Estado, e Henrique Marinho, presidente do Conselho de Economia do Ceará (Corecon-CE), participarão do evento como debatedores.

Na ocasião, Flávio Ataliba e Adriano Sarquis apresentarão os principais dados levantados e as conclusões mais relevantes do livro “Desenvolvimento Econômico do Ceará: evidências recentes e reflexões”. O livro, organizado pelos expositores, efetua uma completa exposição da situação atual e da evolução recente de diversos indicadores econômicos e sociais do Ceará, abordando, entre outras temas, demografia, crescimento econômico, desempenho fiscal, comércio exterior, mercado de trabalho, renda, pobreza, desigualdade, educação e saúde. Ao completo diagnóstico, agregam-se a descrição e a análise das ações governamentais em áreas estratégicas e potenciais ações para o desenvolvimento sustentável do Estado.

O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Os interessados deverão inscrever-se até às 12h do dia 11 de agosto através do telefone (85) 3223-6644 (Fundação Sintaf) ou do e-mail [email protected]. Será expedido certificado de 4h/a aos participantes.

Saiba mais

A série de debates “Ceará em Perspectiva” se propõe a abordar não apenas as questões econômicas, mas os diversos aspectos que influenciam direta ou indiretamente o desenvolvimento econômico e social do Estado. É o caso do incentivo à cultura, a exploração do turismo, a preservação do meio-ambiente, a convivência com o semiárido, a segurança pública, o acesso à saúde, dentre outros temas que precisam ser profundamente e intensamente discutidos.

Serviço

1º debate da série “Ceará em Perspectiva”
Tema: O desenvolvimento econômico e social do Ceará
Data/hora: 12 de agosto de 2014, das 8h30 às 12h
Local: Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848 - Praia de Iracema)
Inscrições: Até às 12h do dia 11 de agosto através do telefone (85) 3223-6644 (Fundação Sintaf) ou do e-mail [email protected]. Vagas limitadas.

Programação

8h30min - Credenciamento
9h - Apresentação do livro “Desenvolvimento Econômico do Ceará: evidências recentes e reflexões” - Expositores: Flávio Ataliba e Adriano Sarquis
10h - Debate: Desenvolvimento Econômico e Social do Ceará - Debatedores: Flávio Ataliba e Adriano Sarquis, Cláudio Ferreira Lima e Henrique Marinho.

Sobre os palestrantes e debatedores

Flávio Ataliba
Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – RJ). Pós-Doutor em Economia pela Universidade de Harward e Universidade Técnica de Lisboa. Professor do Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Diretor-Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (IPECE).

Adriano Sarquis
Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Curso de Economia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Diretor de Estudos Econômicos do Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (IPECE).

Henrique Marinho
Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Negócios Internacionais pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Coordenador do Curso de Economia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Presidente do Conselho de Economia do Ceará (CORECON-CE).

Cláudio Ferreira Lima
Consultor e Economista pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especializando-se em elaboração e análise de projetos pelo Centro de Desenvolvimento Econômico do Ministério do Planejamento. Foi professor da UFC e da Escola de Administração do Ceará. Ocupou os cargos de presidente do Instituto de Planejamento do Ceará (IPLANCE) e de Secretário do Planejamento do Estado do Ceará.

Fonte: Sintaf Ceará