15/10/2012

União da categoria mostra força e fazendários cobram resposta da Administração

O movimento de paralisação dos fazendários do Ceará atingiu 100% de todas as unidades fazendárias no Estado: Postos Fiscais, Cexats e Sedes. As atividades na Sefaz voltaram ao normal na madrugada desta quinta-feira, após 24 horas de paralisação. Durante todo o dia de ontem (10), a categoria aderiu em massa ao ato em resposta ao silêncio da Administração da Sefaz diante dos pleitos da classe.
A adesão ao movimento foi de 100% em todas as unidades da Sefaz, dando uma mostra da união dos fazendários, em razão de suas reivindicações. O movimento contou com a participação efetiva dos fazendários, que vestiram camisetas da paralisação e afixaram faixas, cartazes e adesivos nas unidades paralisadas.
Todos os postos fiscais nas fronteiras foram paralisados. Equipamentos caros e modernos, como os scanners do Posto Fiscal de Tianguá, ficaram sem uso, uma vez que não havia nenhum fazendário para operá-lo. De braços cruzados, os fazendários fizeram um movimento coeso e organizado, inclusive sendo registrado pelas câmeras de vigilância.
A categoria vem pleiteando importantes projetos: a exigência de nível superior para o ingresso aos cargos de Auditor Adjunto e Assistente e a redenominação dos cargos de Analista. O projeto foi estruturado pelos fazendários, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária da categoria e entregue ao secretário no dia 23 de maio deste ano, que prometeu uma resposta à categoria em três dias. Ao completar 124 dias sem resposta, os fazendários realizaram uma outra AGE, em 24 de setembro, que decidiu por paralisar as atividades por 24 horas, na data de ontem, quando então se registrou 140 dias sem posicionamento da Administração da Sefaz.
 Numa última tentativa de resposta, o Sintaf recebeu ligação telefônica do secretário adjunto na segunda-feira (8), mas sem qualquer indicativo que o secretário o receberia. No final da manhã da terça-feira (9), o secretário adjunto informou que Mauro Filho receberia o Sintaf, porém sem data definida e mediante a suspensão do movimento. Sem concordar com as condições colocadas, os fazendários mantiveram a decisão da Assembleia e paralisaram na data de ontem, com muita garra e determinação.
Deliberação
Reunida na tarde de quinta-feira (11), a Diretoria Colegiada do Sintaf deliberou por enviar ofício ao secretário da Fazenda solicitando audiência para tratar desta e de outras pendências de interesse da categoria. Algumas dessas demandas, aliás, já foram solucionadas com o procurador do Estado, Fernando Oliveira. A reunião com o chefe da Procuradoria, que ocorreu no dia 8 de outubro, foi articulada com o Gabinete do Governador e deveria contar com a presença do secretário da Fazenda, que não compareceu.
 
Fonte: Sintaf/Ce