27/02/2013

Vagas de idosos desrespeitadas em Fortaleza

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quem estacionar em local irregular é multado no valor de R$ 53,20

Desde 2003, o artigo 41 da Lei 10.741 - o Estatuto do Idoso - assegura que 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados devem ser destinadas aos idosos. Em Fortaleza, somente no ano passado, 6.570 se credenciaram na Autarquia Municipal de Trânsito e Serviços Públicos de Fortaleza (AMC) para poder estacionar nesses locais. Porém, apesar da lei em toda a Capital esses espaços são constantemente desrespeitados.

Mesmo com um grande número de vagas disponíveis na Avenida Beira-Mar, os locais destinados às pessoas com mais de 60 anos eram ocupados indevidamente. Para ter direito à vaga, o idoso deve se credenciar na AMC Foto: Fabiane de Paula


Na Avenida Beira-Mar, por exemplo, mesmo com um grande número de vagas livres, na tarde de ontem, os motoristas estacionavam seus veículos nos locais destinados às pessoas com mais de 60 anos. Nem mesmo as sinalização vertical e horizontal inibia essas pessoas.

Para o aposentado Geovani Passos, esses problemas acontecem devido ao desrespeito com os mais velhos. "Se eles não respeitam nem os idosos, imagine o que fazem com os mais novos", reclamou.

Ele acredita que essa questão será modificada apenas quando os infratores forem multados rigorosamente. "Eles precisam sentir no bolso para não estacionarem nesses locais novamente", disse Passos.

Credenciais

Neste ano, a unidade móvel da AMC esteve em dois bairros para a emissão de credenciais para vagas de estacionamentos de idosos e pessoas com deficiências. Em 17 dias de operação no Centro e Meireles, foram atendidos 3.633 beneficiários. Somente na Av. Beira-Mar foi feita uma média de 334 emissões por dia.

Segundo o presidente da Autarquia, Vitor Ciasca, o órgão sabia da carência dessas credenciais, mas não que a demanda seria tão grande, na unidade móvel, em tão pouco tempo. "Esse é um problema muito grande do trânsito de Fortaleza. Desde que o motorista tira a sua carteira de habilitação, ele sabe que é proibido estacionar nesses locais, portanto, se estão fazendo isso é por falta de educação", avalia.

Ele explicou que, nesses casos, são os agentes da AMC que fazem a fiscalização. Se o carro estacionado na vaga para idoso não estiver com o credenciamento no painel, o proprietário será multado. "É importante ressaltar que, para ter direito àquela vaga, não é preciso apenas ter mais de 60, mas também ser credenciado na AMC".

Desde a última segunda-feira até o próximo dia 2, a unidade móvel da Autarquia estará fazendo credenciamentos no Shopping Benfica, de 8h às 22h. Em seguida, entre os dias 11 a 16 de março, o atendimento será realizado no Shopping Center Um, na Aldeota.

Documentos

Para fazer o credenciamento, o idoso precisa levar uma série de documentos, como cópia do RG; cópia do CPF e cópia do comprovante de residência que pode ser a conta de água, luz ou telefone.

Já pessoa com deficiência precisa ter em mãos a cópia do laudo ou atestado médico e, no caso de menores de idade, acrescentar cópias dos documentos dos responsáveis. O credenciamento fica pronto na mesma hora.

De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, estacionar em desacordo com a regulamentação corresponde a infração leve, passível de multa no valor de R$ 53,20 e também medida administrativa de remoção do veículos.
 
Fonte: Diário do Nordeste